• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "A saúde mental vai à universidade" ? : os estressores acadêmicos, os discentes do curso pedagogia e o serviço de acolhimento psicológico da Universidade Federal do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    EMANOELA THEREZA MARQUES DE MENDONCA GLATZ.pdf (3.133Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Glatz, Emanoela Thereza Marques de Mendonça
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho, que traz como foco de estudo a saúde mental dos estudantes universitários, tem como objetivo compreender como a temática da saúde mental é apreendida pelos discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desvendando os principais fatores desencadeantes do adoecimento psíquico nessa população, interseccionando-se à relação entre discentes e o serviço de Acolhimento Psicológico ofertado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis desta instituição. O presente trabalho, de caráter quali-quantitativo, está metodologicamente organizado em três partes, sendo uma primeira que discute sobre a saúde mental em âmbito cientifico, político, social e institucional, uma segunda que debate sobre a condição psicológica dos estudantes universitários e a terceira com foco nos estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná. Tanto a primeira como a segunda parte, foram construídas através de uma revisão sistemática e de literatura. Já a terceira parte contou com a realização de um questionário fechado, encaminhado aos discentes com matrículas ativas no curso de pedagogia da UFPR. Concluímos que a saúde mental vai à universidade, no entanto os discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná ainda temem pelo estigma e pré-conceito enraizados diante da "loucura" e da "anormalidade" daqueles que padecem de algum distúrbio psicológico. A insegurança e o preconceito, causados pelo adoecimento psíquico, não permitem que os estudantes busquem o acolhimento psicológico ofertado pela instituição. Destarte, há a sugestão para a construção de uma ferramenta de aproximação entre discentes – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis
     
    Abstract : This work, which focuses on undergraduates’ mental health, aims to understand how the mental health subject is apprehended by Federal University of Paraná’s (UFPR) Pedagogy students, unraveling the major factors that triggers psychic sickness in that social group, linking them to the relationship between the students and the Psychological Support service offered by this institution’s Dean of Student Subjects. The present study, that is both qualitative and quantitative, is methodologically organized in three sections: the first one discusses about mental health in a scientific, political, social and institutional scope; the second one debates on the undergraduates’ psychological condition; and the third one focuses on the UFPR’s Pedagogy students. Both first and second sections were constructed through a systematic literature revision. And the third section was made with the realization of a closed questionnaire, forwarded to UFPR’s Pedagogy students with an active enrollment. We conclude that mental health goes to university, although the UFPR’s Pedagogy students still fear for the "crazy" and "abnormal" stigma and pre-conception that is put against those who suffer from some psychological disorder. The insecurity and prejudice, both caused by psychic sickness, do not allow the students to seek for the psychological aid offered by the institution, thus there is the suggestion for constructing a tool capable of bringing the students closer to the Dean of Student Subjects
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85679
    Collections
    • Pedagogia [617]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV