Altas habilidades/superdotação e criatividade : uma revisão sistemática da literatura
Resumo
Resumo : Ao longo das últimas décadas, estudos têm buscado entender as relações entre altas habilidades/superdotação (AH/SD) e criatividade. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar artigos científicos publicados nas bases de dados CAPES e SciELO, entre os anos de 2011 e 2020, a fim de compreender as concepções utilizadas sobre AH/SD e criatividade bem como as relações estabelecidas entre os dois construtos nesses artigos. Como resultado, foram encontrados 13 artigos, os quais foram analisados quanto a pesquisadores, desenho metodológico, objetivo do estudo, resultados, participantes, instrumentos e concepções de AH/SD e criatividade. Assim, foi possível observar que: Nakano, Fleith e Primi foram pesquisadores de mais de um artigo selecionado, o método quantitativo foi o mais utilizado dentre os artigos analisados e o público-alvo foi predominantemente estudantes do Ensino Fundamental. Quanto à análise dos instrumentos, o Teste Torrance de Pensamento Criativo, o Teste de Criatividade Figural Infantil e a Bateria de Avaliação para Altas Habilidades/Superdotação foram os mais utilizados. No que diz respeito às concepções de AH/SD, Renzulli foi o autor mais utilizado e sobre as concepções de criatividade notou-se uma maior diversidade de autores – compreendeu-se, assim, que ambos os construtos vêm sendo estudados a partir de perspectivas multidimensionais. Como conclusão, foi sugerida a realização de mais pesquisas acerca dessa temática para aprofundar a compreensão sobre as relações entre os dois construtos e, de modo específico, foi sugerida a realização de pesquisas dentro da temática com público-alvo voltado para estudantes do Ensino Médio e pessoas adultas abstract : Over the last years, studies have been trying to understand the relation between giftedness and creativity. Therefore, this paper aims to identify and analyse scientific articles published on databases such as CAPES and SciELO, from 2011 to 2020, in order to comprehend the conceptions of giftedness and creativity as well as the relation between these two constructs. As results, 13 scientific articles were found and analyzed about researchers, methodological design, study objective, results, target audience, psychological instruments and giftedness and creativity conceptions. The analyses of the results showed that: Nakano, Fleith and Primi were researchers in more than one selected article, the quantitative method was the most used among the selected articles and the target audience was predominantly elementary school students. As for the analysis of instruments, the most used ones were: Teste Torrance de Pensamento Criativo, Teste de Criatividade Figural Infantil and Bateria de Avaliação para Altas Habilidades/Superdotação. In regard to the concepts of giftedness, Renzulli was the most used author and, on the conceptions of creativity a greater diversity of authors was noted - it was understood, therefore, that both constructs are being studied from multidimensional perspectives. In conclusion, there is a need for more researches within the theme to deepen the understanding of the relation between the two constructs, and, in a specific way, it is suggested to conduct more researches within the theme with high school students and adults as target audience
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- Pedagogia [622]