A pedagogia precisa da literatura ?
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Oliveira, Camila da Silva Fernandes de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Pela ótica de melhorias na construção de futuros pedagogos(as), este trabalho refere-se à importância da leitura de textos literários na formação destes estudantes e tem como objetivo principal demonstrar e analisar o reconhecimento da inserção da literatura no currículo do Curso de Pedagogia. Para isso, são apresentadas algumas análises teóricas fundamentadas em estudiosos do campo da educação, além de documentos oficiais que normatizam o Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná, para defender o questionamento sobre a relevância da leitura, literatura e do livro para a formação dos indivíduos numa sociedade letrada. Com base nessas pesquisas, será feita uma reflexão se a ausência dessa prática no espaço de formação acadêmica do professor(a) pedagogo(a) pode ser um sinal contundente de que a sua formação será precarizada e consequentemente refletirá na qualidade da educação. Para alcançar o objetivo este trabalho foi organizado em algumas etapas nos quais apresentamos o processo da pesquisa bibliográfica e documental e os seus resultados; a descrição do surgimento da escrita, sua importância e transformações, bem como sua ligação com as formas de poder; a leitura como o resultado do desenvolvimento da nossa espécie e os dados do Censo da Educação Básica 2020; os dados resultados da Retratos da Leitura 2019 e os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) 2018; e por fim a ausência da literatura no currículo de Pedagogia. Com isso, concluímos com a nossa defesa em favor da literatura na formação inicial do(a) professor(a) pedagogo(a) Abstract : From the perspective of improvements in the construction of future pedagogues, this research refers to the importance of reading literary texts in the training of these students and its main objective is to demonstrate and analyze the recognition of the insertion of literature in the curriculum of the Pedagogy Course. For this, some theoretical analyzes based on scholars in the field of education are presented, in addition to official documents that standardize the Pedagogy Course at the Federal University of Paraná, to defend the questioning about the relevance of reading, literature and books for the training of students. individuals in a literate society. Based on these surveys, a reflection will be made on whether the absence of this practice in the academic education space of the teacher (a) pedagogue (a) can be a strong sign that his training will be precarious and consequently will reflect on the quality of education. To achieve the objective, this work was organized in some stages in which we present the research process and the results of the data collection; the description of the emergence of writing, its importance and transformations, as well as its connection with forms of power; reading as the result of the development of our species and data from the Census of Basic Education 2020; the results of Retratos da Leitura 2019 and the results of the International Student Assessment Program (PISA) 2018; and finally, the absence of literature in the Pedagogy curriculum. With that, we conclude with our defense in favor of literature in the initial formation of the teacher (a) pedagogue (a)
Collections
- Pedagogia [551]