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dc.contributorVedovelli, Sebastiana Mariapt_BR
dc.contributor.advisorBaiersdorf, Márcia, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorFreitas, Bruna Rafaela Caitano dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:15:15Z
dc.date.available2024-08-08T18:15:15Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85663
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Márcia Baiersdorf.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 49-52pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho se soma ao debate sobre a educação na perspectiva integral. Estudando vertentes político-pedagógicas que a influenciam, reportamo-nos a uma gama de abordagens conceituais implicadas na sua definição. Recorremos à história da escola pública no Brasil para mostrar que a educação integral traz como indagação fulcral a questão do acesso e da democratização do conhecimento. Assim, tem sido objeto de iniciativas emblemáticas desde a origem da escola básica, e, a partir da redemocratização do país (1988), tornou-se componente de políticas públicas focalizadas na correção da eficiência e na regulação do sistema nacional de ensino. Na última década, as iniciativas de educação integral associadas à ampliação da jornada escolar foram recolocadas na cena nacional pelo Programa Mais Educação (2007), focado na vulnerabilidade de estudantes de escolas com baixo rendimento nos exames nacionais. Na sua formulação original, defendeu estratégias intersetoriais de ampliação de oportunidades educacionais. Alinhou-se às vertentes liberais pragmatistas que o antecederam, as quais estiveram implicadas no ideário da escola pública brasileira: universal, laica e de qualidade. A defesa da escola como direito do cidadão e dever do Estado, foi sendo reconhecida na cena legislativa, corroborada pelo pensamento progressista e pelo protagonismo de educadores, gestores e intelectuais, tal como a figura do patrono da educação brasileira, Anísio Teixeira. Outras contribuições se somam, como as propostas de ação educativa no território que veem a escola como articuladora de redes comunitárias de aprendizagem. A educação integral como ferramenta de diversificação do ensino, associada à ampliação do tempo e em contato com diferentes espaços de educação – formal, não formal e informal – passou a ser considerada instrumento para a implementação de metodologias ativas de ensino, com o uso de variadas linguagens, e de forma que o conhecimento e a aprendizagem estejam ao encontro das potencialidades dos alunos. Desse modo concluímos nosso estudo, apreendemos concepções, matrizes filosóficas e projetos político-pedagógicos implicados no debate sobre a qualidade da educaçãopt_BR
dc.description.abstractAbstract : Integral Education in Brazil has served in the last decades to improve the quality of basic and public education in the country, since the students of this school period obtained low performance in the knowledge exams applied to them. This reflected the situation of Brazilian basic education, that is, from bad to very bad, due to the results obtained in evaluations and measurements of the quality of teaching and learning in the country. Therefore, as an alternative, the Ministry of Education - MEC - decided to implement pedagogical methodologies in the National Education System with the intention of alleviating and correcting the flaws in Basic Education. One of the main tools was the implementation of the Mais Educação Program, in 2007, a program that implemented the system of Integral Education to students of the fundamental level, in principle. Ten years later, MEC implemented the same system for high school students. It is noteworthy that Integral Education is a teaching tool that aims to increase the number of hours spent by students at school, but in a way that this increase in school hours is better utilized through the implementation of various activities based on active pedagogical methodologies. with the use of various languages that explore the multiple potential of students so that knowledge and learning are learned more effectively. Therefore, this national literature review will study the historical evolution of the National Education System linked to the evolution of the concept of Integral Education which, in the last hundred years, has undergone political-ideological definitions, such as those defended by anarchic-socialist currents, integrality and liberalists until its implantation in the country that emerged due to an urgent need to correct the gigantic flaws that existed in Education in Brazil. However, although the political aspect is paramount in these reported issues, one cannot turn a blind eye and overlook the character of universality that has guided the activities of the Ministry of Education in the last hundred years with the implementation of strategies to eradicate illiteracy, entry and maintenance of students in basic education schools and with the creation of affirmative policies such as quotas that allowed, with a reserve of 50% of places, the inclusion of black, indigenous students and those who always studied in public schools in higher education also publicpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação - Qualidadept_BR
dc.titleVertentes da educação integral no Brasilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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