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dc.contributor.advisorPires, Daniela de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorDomingues, Beatriz de Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:08:34Z
dc.date.available2024-08-08T17:08:34Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85659
dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Daniela de Oliveira Pirespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 41-45pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender a atuação do Cogna Educação, inserido em um contexto de redefinição do papel do Estado brasileiro e do estímulo às parcerias público-privadas, e sua influência para o acesso ao ensino superior no Brasil. A metodologia utilizada na realização da pesquisa, teve como base, a análise bibliográfica e documental. Partimos do processo de reconfiguração do papel do Estado Brasileiro, através do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995), com o predomínio da lógica da Nova Gestão Pública ou do Gerencialismo. Foi possível compreender que a estratégia utilizada na promoção do direito à educação foram as parcerias público-privada. No caso do ensino superior, tem-se naquele período, a expansão da rede privada, intermediada pela ação do Estado, por meio do Programa Universidade para todos (ProUni). Tomamos o caso da Cogna Educação, uma holding, com foco em suas empresas Kroton Educacional e Platos Educacional, e as consequências para o acesso ao ensino superior. É possível constatar que desde a partir da implementação do ProUni ocorre uma ampliação do acesso ao ensino superior, sem, contudo, oferecer condições de permanência e qualidade do ensino ofertadopt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present work of conclusion of course aims to understand the performance of Cogna Educação, inserted in a context of redefining the role of the Brazilian State and stimulating public-private partnerships, and its influence for the democratization of higher education in Brazil. The methodology used in conducting the research was based on bibliographic and documentary analysis. We started from the process of reconfiguring the role of the Brazilian State, through the Master Plan for the Reform of the State Apparatus (1995), with the predominance of the logic of New Public Management or Managerialism. It was possible to understand that the strategy used to promote the right to education was public-private partnerships. In the case of higher education, there was, at that time, the expansion of the private network, intermediated by the action of the State, through the University for All Program (Programa Universidade para todos - ProUni). We take the case of Cogna Educação, a holding, focusing on its Kroton Educacional and Platos Educacional companies, and the consequences for the access of higher education. It can be seen that since the implementation of ProUni, there has been an expansion of access to higher education, without, however, democratizing it, in the sense of offering conditions for the permanence and quality of the education offeredpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectParceria público-privadapt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.titleA atuação da cogna educação e as implicações para o acesso ao ensino superiorpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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