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dc.contributorCardoso, Maína Xavier da Silvapt_BR
dc.contributor.advisorOrmeño, Gabriela Reyespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorLima, Bárbara Vieira Martins dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T19:13:32Z
dc.date.available2024-08-08T19:13:32Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85658
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Gabriela Isabel Reyes Ormenopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 31-32pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho propõe ao leitor uma reflexão sobre a importância da abordagem dos maus tratos infantis na formação de professores, onde será colocado em questão as características, definições e pesquisas sobre a violência sexual e seu impacto para as vítimas. Nas universidades de formação e nas escolas é imprescindível o incentivo a metodologias de ensino, projetos e introdução a temática do abuso sexual, para que os profissionais possam saber identificar e intervir adequadamente nas situações que possam aparecer. Para este conhecimento ser possível, é necessário a inserção de disciplinas que permitam acesso ao tema, dando espaço entre as ementas dos currículos para o repasse de informações teóricas- metodológicas e pesquisas, aumentando assim as chances de domínio do assunto e facilitar o repasse a colegas e demais componentes da equipe envolvidapt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work proposes to the reader a reflection on the importance of approaching child abuse in teacher training, questioning the characteristics, definitions and research on sexual violence and its impact on victims. In training universities and schools, it is essential to encourage the use of teaching methodologies, projects and the introduction to the topic of sexual abuse. Therefore, the professionals can know how to properly identify and intervene in situations that may happen. For this knowledge to be possible, it is necessary to insert disciplines that allow access to the theme, giving space between the curricular regular basis for the transfer of theoretical- methodological information and research. Hence, increasing the chances of mastering the subject and facilitating the transfer to colleagues and other components of the team involvedpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCrime sexual contra as criançaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titlePossibilidades de ensino introdutório ao abuso sexual na formação docentept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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