Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Gizele de, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorAraujo, Ana Luisa Manfredinipt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:51:26Z
dc.date.available2024-08-08T18:51:26Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85654
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Gizele de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Pedagogia, Curso de Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 113-120pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem por finalidade a investigação exploratória e a reflexão sobre como as fotografias de escolas japonesas na cidade de Londrina se relacionam com as representações de infância e de educação dentro dos estudos da História da Infância e da Educação, desde a inauguração da primeira escola em 1933 até o fechamento compulsório das escolas estrangeiras, em 1938. A abordagem de análise que orientou esse percurso foi proposta por Panofsky, mas aqui também foi orientada por Boris Kossoy e Peter Burke. A fotografia operou em três movimentos contínuos que estruturaram a construção da narrativa histórica apresentada: como objeto da pesquisa, como fonte histórica principal e como guia narrativo. A pesquisa buscou contribuir com a localização, identificação e organização temática das fotografias de escolas japonesas nas terras reocupadas pela comercialização promovida pela Companhia de Terras Norte do Paraná por meio da construção de uma série contextual comparativa que potencializasse as reflexões sobre os modos de representação de infância e educação revelados e camuflados pelo uso da fotografia como documento histórico, em um constante exercício de duvidar e confrontar a fotografia com um conjunto de outras fontes. Este cruzo da fotografia com demais fontes foi ao longo do trabalho costurando a trama e tecendo o contexto histórico nas quais estas fotografias se inserem como produto e também construtor de representações de modos de vida. Nas fotografias foram encontrados vestígios que, junto com a construção de seus contextos, possibilitaram a produção de legendas, compreendidas como textos interpretativos, sobre como eram representadas as crianças no ambiente coletivo da escola, de como eram as características das formas de organização das comunidades japonesas e como se dava sua relação com a educação e a escola, em um forte elo indissociável entre famílias e escola. O espaço escolar foi identificado como o centro unificador das cerimônias ritualísticas, das celebrações, das reuniões, dos cultos religiosos, dos encontros das diversas associações que formavam a comunidade, em que diversas gerações se reuniam e conviviam perpetuando os valores e tradições da cultura japonesa mesmo em território brasileiro. Buscou-se, assim, contribuir para os estudos das representações de infância e educação que permearam a história da escolarização do estado do Paranápt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study aims to investigate and reflect on how photographs of Japanese schools in the city of Londrina are related to representations of childhood and education within the studies of the History of Childhood and Education, between the first school opening, in 1933, and the compulsory closure of foreign schools, in 1938. This path was guided by the analytical approach proposed by Panofsky and also by Boris Kossoy and Peter Burke. Photography operated in three continuous movements that structured the historical narrative presented: as an object of research, as a main historical source and as a narrative guide. Thus, this research sought to contribute to the location, identification and thematic organisation of the photographs of Japanese schools in lands reoccupied by the commercialisation promoted by Companhia de Terras Norte do Paraná. This task was carried out through the construction of a comparative contextual series that enhanced the reflection on the forms of representing childhood and education, revealed and camouflaged by the use of photography as a historical document, in a regular exercise of doubting and setting the images against a range of other sources. This intertwining of photography and other sources throughout this study caused the plot to be sewed, weaving the historical context in which these photographs are inserted as a product and also a builder of representations of ways of life. The school environment – in which several generations got together and coexisted, perpetuating Japanese traditions and values in Brazilian territory – was identified as the unifying centre of ritualistic ceremonies, celebrations, meetings, religious cults and gatherings of multiple associations that made up the community. Therefore, we sought to contribute to the studies of representations of childhood and education that permeated the history of schooling in the state of Paranápt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Londrina (PR)pt_BR
dc.subjectFotografiaspt_BR
dc.subjectJaponeses - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA luz que atravessou a fenda : uma reflexão iconológica das representações de infância e educação em fotografias de escolas japonesas de Londrina na década de 30pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples