Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChagas, Vera Lúcia Belo, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorMacedo, Lucilene Pessoapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T16:59:17Z
dc.date.available2023-12-15T16:59:17Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85649
dc.descriptionOrientador: Dra. Vera Lucia Belo Chagaspt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Estudo exploratório sobre pilares da gestão do conhecimento (GC) nos trabalhos de conclusão do curso (TCCs) da graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Objetiva identificar nos TCCs elaborados no período 2002-2022 a presença temática de pilares da gestão do conhecimento, destacando a relação entre orientadores, anos e palavras-chave recorrentes. A pesquisa é caracterizada como exploratória quanto aos fins e documental quanto aos meios. Inicia com um levantamento bibliográfico nas bases de dados BRAPCI, Scielo e SPEL. Utiliza o repositório institucional da UFPR como fonte primária para recuperar os TCCs do Curso de Gestão da Informação, adotando "Gestão do Conhecimento" como palavra-chave. A análise foi feita com base em 33 TCCs. Os dados foram organizados em pastas e planilhas para tratamento, utilizando ferramentas para a geração de gráficos na análise. Os resultados indicam um aumento significativo de TCCs sobre gestão do conhecimento em 2010 e 2011, com a professora Helena de Fátima Nunes Silva sobressaindo como orientadora nos anos de 2015 a 2019. Entre 2020 e 2022, não foram identificados TCCs abordando o tema estudado. A análise dos pilares revela que, embora 26 TCCs tenham identificado os três pilares, 19 abordaram apenas um dos pilares de GC de forma isolada, e, apenas um integrava os três pilares. Esse resultado, sugere um desafio na pesquisa em gestão do conhecimento e a necessidade de estudos que considerem a interconexão entre pessoas, processos e tecnologia. A pesquisa proporciona uma visão de um determinado cenário acadêmico em gestão do conhecimento ao longo de duas décadas, destacando a diversidade de abordagens, a influência dos orientadores e as principais subáreas de pesquisa no campopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titlePilares da gestão do conhecimento : presença temática nos trabalhos de conclusão do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná 2002 – 2022pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples