Pilares da gestão do conhecimento : presença temática nos trabalhos de conclusão do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná 2002 – 2022
Resumo
Resumo : Estudo exploratório sobre pilares da gestão do conhecimento (GC) nos trabalhos de conclusão do curso (TCCs) da graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Objetiva identificar nos TCCs elaborados no período 2002-2022 a presença temática de pilares da gestão do conhecimento, destacando a relação entre orientadores, anos e palavras-chave recorrentes. A pesquisa é caracterizada como exploratória quanto aos fins e documental quanto aos meios. Inicia com um levantamento bibliográfico nas bases de dados BRAPCI, Scielo e SPEL. Utiliza o repositório institucional da UFPR como fonte primária para recuperar os TCCs do Curso de Gestão da Informação, adotando "Gestão do Conhecimento" como palavra-chave. A análise foi feita com base em 33 TCCs. Os dados foram organizados em pastas e planilhas para tratamento, utilizando ferramentas para a geração de gráficos na análise. Os resultados indicam um aumento significativo de TCCs sobre gestão do conhecimento em 2010 e 2011, com a professora Helena de Fátima Nunes Silva sobressaindo como orientadora nos anos de 2015 a 2019. Entre 2020 e 2022, não foram identificados TCCs abordando o tema estudado. A análise dos pilares revela que, embora 26 TCCs tenham identificado os três pilares, 19 abordaram apenas um dos pilares de GC de forma isolada, e, apenas um integrava os três pilares. Esse resultado, sugere um desafio na pesquisa em gestão do conhecimento e a necessidade de estudos que considerem a interconexão entre pessoas, processos e tecnologia. A pesquisa proporciona uma visão de um determinado cenário acadêmico em gestão do conhecimento ao longo de duas décadas, destacando a diversidade de abordagens, a influência dos orientadores e as principais subáreas de pesquisa no campo
Collections
- Gestão da Informação [558]