A inclusão na EJA : a autonomia de jovens e adultos com síndrome de Down
Resumo
Resumo : Além de proporcionar a escolarização a Educação de Jovens e Adultos (EJA) acredita no potencial e na construção de indivíduos críticos e autônomos. A inclusão dos jovens e adultos com Síndrome de Down na EJA pode ser essencial para a construção da autonomia destes indivíduos. A presente pesquisa foi realizada em ambientes propícios para os participantes, tendo como objetivo geral identificar se a EJA colabora para a autonomia dos jovens e adultos com Síndrome de Down. Possui caráter qualitativo e transversal, sendo um estudo de caso comparativo e descritivo. A coleta de dados foi feita com 10 participantes, sendo cinco jovens e adultos com Síndrome de Down e suas respectivas mães. Os jovens e adultos com Síndrome de Down possuíam entre 22 e 40 anos, e as mães entre 48 e 66 anos. Os dados foram analisados por meio do software Excel, categorização das questões descritivas e pelo manual do usuário da SIS-A. Os resultados demonstram que a maioria das mães acreditam que a EJA contribuiu tanto para a autonomia quanto para a aprendizagem dos seus filhos. Conforme os dados obtidos pela escala SIS-A, nota-se que os jovens e adultos acreditam no seu potencial e autonomia, os resultados gerais da escala SISA das respostas das mães, mostraram que estas entendem seus filhos como pessoas autônomas. É possível, portanto, entender a importância da EJA para a construção da autonomia dos participantes desta pesquisa, como já mencionado, é importante ressaltar que a EJA reconhece os sujeitos como pessoas críticas e autônomas
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- Pedagogia [423]