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dc.contributor.advisorKruszielski, Leandro, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSchmidt, Maria Isabelpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-11T21:18:42Z
dc.date.available2023-12-11T21:18:42Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85583
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielskipt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 119 alunos de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. O objetivo dessa pesquisa é identificar a preferência de leitura acadêmica dos participantes em relação à leitura física ou dispositivos digitais. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado em que os universitários responderam perguntas sobre suas preferências e sua leitura frequente. Os dados foram analisados de forma predominantemente qualitativa, usando estatística descritiva e inferencial. Foi percebida a necessidade de uma pesquisa nessa área devido ao crescimento de dispositivos digitais como celulares, tablets, computadores e Kindle para a realização de leituras, combinada a uma lacuna na academia de pesquisas específicas sobre as preferências de leitura. Os resultados dessa pesquisa mostraram que os participantes preferem os textos impressos como dispositivo para realizar suas leituras acadêmicas, ainda que a forma mais frequentemente utilizada seja o celular. Reconhece-se, então, que esse estudo pode trazer implicações pedagógicas importantes ao curso de pedagogia, adaptando a forma como os textos são disponibilizados às demandas reais dos alunospt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present paper presents a research that was carried out with 119 Pedagogy students from the Federal University of Paraná. The purpose of this research is to identify participants' reading preferences between physical reading or digital devices. To this end, a structured questionnaire was applied in which students answered questions about their preferences and their frequent reading. Data were analyzed in a predominantly qualitative manner using descriptive and inferential statistics. The need for research in this area was realized due to the growth of digital devices such as cell phones, tablets, computers and Kindle for reading, combined with a gap in researches concerning reading preferences. The results of this research showed that participants prefer printed texts as a device to perform their academic readings, even though the most frequently used form to read is with the cell phone. It is recognized, therefore, that this study can bring important pedagogical implications to the pedagogy course, adapting the way texts are made available to the students' real demandspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInteresses na leiturapt_BR
dc.subjectLivros e leiturapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAs preferências de leitura acadêmica entre universitários em relação à leitura física e em dispositivos digitaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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