Mostrar registro simples

dc.contributorTeixeira, Mayara Karolynept_BR
dc.contributor.advisorCamas, Núria Pons Vilardell, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorCeccon, Marina Luiza Ivanowskipt_BR
dc.date.accessioned2023-12-11T21:06:03Z
dc.date.available2023-12-11T21:06:03Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85571
dc.descriptionProfessora Orientadora: Nuria Pons Vilardell Camaspt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem como objeto de estudo, analisar as pesquisas realizadas compreendendo a utilização de tecnologias em sala de aula, mais especificamente com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram estudadas as teses e dissertações que, de algum modo se inseriam no campo da Educação de Jovens e Adultos, que por sua vez, é pouco analisada e estudada. Procurou-se, por meio desta pesquisa, pontuar os principais métodos de ensino e materiais didático- tecnológicos utilizados nesta modalidade de ensino, além de buscar compreender e analisar a formação continuada recebida pelos profissionais docentes. Além disso, buscou-se também maior compreensão acerca do surgimento e expansão do ensino voltado à este público, que por diversas razões não pôde ter acesso à educação básica no período considerado adequado. Por fim, a pesquisa nos possibilitou maior compreensão acerca dos objetivos e expectativas que os estudantes da EJA carregam consigo, como por exemplo, a busca por maiores conhecimentos que viabilizem o convívio em sociedade, seja no que tange às leituras diárias ou até mesmo na possibilidade de estabelecer a ponte entre o conhecimento e o uso das tecnologias por parte daqueles que à elas não têm fácil acesso. Ademais, com os entendimentos aqui discorridos, salientamos a necessidade de haverem políticas públicas voltadas à esta modalidade de ensinopt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study is part of the research line Education in Science, Mathematics and Technology. Our object of study is to analyze the researches carried out, including the use of technologies in the classroom, more specifically with classes of Youth and Adult Education (EJA). We studied the theses and dissertations that, in some way, were inserted in the field of Youth and Adult Education, which in turn, is little analyzed and studied. Through this research we sought to score the main teaching methods and didactic-technological materials used in this teaching modality, in addition to seeking to understand and analyze the continuing education received by teaching professionals. In addition, we also sought greater understanding about the emergence and expansion of education aimed at this audience, which for various reasons could not have access to basic education in the period considered appropriate. Finally, the research enabled us to better understand the objectives and expectations that EJA students carry with them, such as, for example, the search for greater knowledge that enables living in society, whether in terms of daily readings or even in the possibility of establishing the bridge between knowledge and the use of technologies by those who do not have easy access to them. Moreover, with the understandings discussed here, we emphasize the need for public policies aimed at this type of education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleUm estudo de revisão teórica acerca do uso de tecnologias na EJApt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples