Escolas inovadoras : conceito e estudo de caso
Resumo
Resumo: Muitas iniciativas e propostas de escolas e experiências pedagógicas alternativas e inspiradoras surgiram, após a percepção de que o modo como a escola está organizada deixou de fazer sentido para boa parte dos estudantes. Dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) 2018 evidenciam que os objetivos do ensino não têm sido alcançados plenamente, mesmo com a garantia de ingresso nas instituições. Nessas escolas inovadoras enfatiza-se a importância dos espaços pedagógicos não tradicionais, e o papel da personalização da aprendizagem, do atendimento individual às especificidades de cada aluno, além de refletir sobre o conceito de Educação, frequentemente, tendo uma visão que compreende o ser humano em sua totalidade. O presente trabalho visa a compreender se a metodologia de projetos utilizada em escolas inovadoras pode contribuir para a criação de alternativas para oferecer aos alunos a personalização da aprendizagem. Para isso, busca, por meio de pesquisa bibliográfica, pontuar a deficiência da educação tradicional; compreender os termos inovação e inovação educacional; conhecer modelos de instituições alternativas e compreender a metodologia de projetos. A fim de conhecer a realidade de uma dessas escolas inovadoras, após essas análises teóricas, realiza-se uma pesquisa de campo qualitativa, por meio dos instrumentos de entrevista e questionário, de caráter semiestruturado, com professores e auxiliares de uma escola de Educação Infantil considerada inovadora em Curitiba. Tomando como base os referenciais teóricos e os dados coletados, conclui-se que a metodologia de projetos pode contribuir para a criação de alternativas para oferecer aos alunos a personalização da aprendizagem, quando inserida em instituições que se comprometem a colocar os alunos no centro da aprendizagem Abstract: After realizing that the way the school is organized no longer makes sense for most students, many inspiring and alternative school initiatives and proposals have emerged. Data from the Functional Literacy Indicator (INAF) 2018 show that the objectives of teaching have not been fully achieved, even with the guarantee of entry into institutions. In these innovative schools, the importance of non-traditional pedagogical spaces is emphasized, as well as the role of learning personalization, individual attendance to the specificities of each student, as well as reflecting on the concept of education often, having a vision that comprehends the human being in his / her own totality. The present work aims to identify if the project methodology can contribute to the creation of alternatives to offer students the personalization of learning, having the benefit of overcoming the traditional teaching in a Curitiba school. For this, it seeks, through bibliographic research, to point out the deficiency of traditional education; understand the terms innovation and educational innovation; know models of alternative institutions and understand the methodology of projects. In order to know the reality of one of these innovative schools, after these theoretical analyzes, the semi-structured field survey was conducted with interview and questionnaire instruments, with teachers and assistants from an innovative kindergarten school in Curitiba. Based on the theoretical frameworks and data collected, it was concluded that the project methodology can contribute to the creation of alternatives to offer students the personalization of learning, when inserted into institutions that commit themselves to placing students at the center of learning
Collections
- Pedagogia [626]