dc.contributor.advisor | Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Godoy, Vanessa de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T21:02:42Z | |
dc.date.available | 2023-12-11T21:02:42Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85568 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo apresenta primeiramente por meio da revisão bibliográfica as contribuições do ensino da História Local para a construção da identidade e a consciência histórica do aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo da literatura sobre o tema evidencia as reflexões e aprendizados que os alunos podem construir a partir do ensino da História Local. Assim, constata a importância desse ensino como ferramenta para a compreensão da História de forma significativa. Apresenta no segundo capítulo, uma análise dos documentos norteadores para o trabalho pedagógico no município de Curitiba para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental (2006) e Currículo Municipal do Ensino Fundamental (2016) e verifica embasado pela revisão bibliográfica como esse ensino é contemplado nesses documentos. Nos fundamentos teórico-metodológicos dos dois documentos encontra uma proposição de ensino de História que se volta para a valorização da realidade do aluno e a construção de um aprendizado da História a partir do uso de diversas fontes. No entanto, percebe que nesses fundamentos o ensino de História Local não é citado. Compreende que o Currículo Municipal de Curitiba aprofunda ideias presentes nas Diretrizes, e enfatiza a concepção da construção da consciência histórica e a valorização das identidades, pois, apropria-se da teoria de consciência histórica de Rüsen que também é percebida na revisão bibliográfica. No entanto, nos conteúdos, objetivos e critérios de ensino e aprendizagem apresentados no Currículo, a História Local se apresenta de forma genérica e expandida, não valoriza as especificidades da História dos bairros de Curitiba. Conclui, que a falta desta orientação pode prejudicar o desenvolvimento da consciência histórica e das identidades, pois, nesse caso depende do olhar e do conhecimento do professor abordar a História Local a partir desta percepção | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Historia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | Ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : proposições do município de Curitiba | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |