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dc.contributor.advisorGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorGodoy, Vanessa de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-11T21:02:42Z
dc.date.available2023-12-11T21:02:42Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85568
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalvespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo apresenta primeiramente por meio da revisão bibliográfica as contribuições do ensino da História Local para a construção da identidade e a consciência histórica do aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo da literatura sobre o tema evidencia as reflexões e aprendizados que os alunos podem construir a partir do ensino da História Local. Assim, constata a importância desse ensino como ferramenta para a compreensão da História de forma significativa. Apresenta no segundo capítulo, uma análise dos documentos norteadores para o trabalho pedagógico no município de Curitiba para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental (2006) e Currículo Municipal do Ensino Fundamental (2016) e verifica embasado pela revisão bibliográfica como esse ensino é contemplado nesses documentos. Nos fundamentos teórico-metodológicos dos dois documentos encontra uma proposição de ensino de História que se volta para a valorização da realidade do aluno e a construção de um aprendizado da História a partir do uso de diversas fontes. No entanto, percebe que nesses fundamentos o ensino de História Local não é citado. Compreende que o Currículo Municipal de Curitiba aprofunda ideias presentes nas Diretrizes, e enfatiza a concepção da construção da consciência histórica e a valorização das identidades, pois, apropria-se da teoria de consciência histórica de Rüsen que também é percebida na revisão bibliográfica. No entanto, nos conteúdos, objetivos e critérios de ensino e aprendizagem apresentados no Currículo, a História Local se apresenta de forma genérica e expandida, não valoriza as especificidades da História dos bairros de Curitiba. Conclui, que a falta desta orientação pode prejudicar o desenvolvimento da consciência histórica e das identidades, pois, nesse caso depende do olhar e do conhecimento do professor abordar a História Local a partir desta percepçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleEnsino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : proposições do município de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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