Docência em matemática nos anos iniciais em uma perspectiva montessoriana
Resumo
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso refere-se a tentativa de identificar a contribuição do método montessoriano para uma aprendizagem lúdica de ideias matemáticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, assim como detectar de que modo a vertente educativa pode ser contemplada por meio de atividade lúdica com Maria Montessori. A metodologia de pesquisa qualitativa, por meio da revisão de literatura, história oral e entrevista. Procedimentos para o desenvolvimento analítico da pesquisa: Análise da literatura tema de Maria Montessori; Análise da literatura sobre os jogos na aprendizagem; Análise das entrevistas. Um dos instrumentos da pesquisa foi a entrevista estruturada com duas professoras da rede municipal de ensino e entrevista semiestruturada com duas professoras doutoras em educação, com questões estruturadas referentes ao entendimento do método Montessoriano, sua importância para a educação, a utilização do lúdico e de jogos nas aulas de matemática, e há possível aproximação entre o jogo e método Montessoriano. Dialogamos com autores, que desenvolvem concepções sobre a ludicidade em aulas de matemática nos Anos Iniciais do ensino fundamental, bem como com o método Montessoriano, concebido por Maria Montessori uma mulher de mente revolucionária que mudou o meio educacional em que viveu. A pesquisa desse trabalho mostrou que o método Montessoriano pode sim contribuir para as práticas pedagógicas docente nos anos iniciais do ensino fundamental, visto que as ambas as professoras em suas entrevistas, confirmam a eficácia da utilização do lúdico por meio do jogo para o ensino-aprendizagem Abstract: This paper refers to the attempt to identify the contribution of the Montessorian method to a playful learning of mathematical ideas in the early years of Elementary School I, as well as to detect how the educational aspect can be contemplated through playful activity with Maria Montessori. The research methodology was qualitative, through literature review, oral history and interview. The procedures for the analytical development of the research were: analysis of the literature about Maria Montessori; literature review on learning games; analysis of the interviews. The research instrument was a questionnaire with two municipal school’s system teachers and an oral interview with two teachers, PhDs in education, with structured questions regarding the understanding of the Montessorian method, its importance for education, the use of games and games in classes. mathematics, about possible approximation between the game and the Montessorian method. We dialogue with authors who develop conceptions of playfulness in mathematics classes in the Early Years of Elementary School, as well as with the Montessorian method, conceived by Maria Montessori, a revolutionary-minded woman who changed the educational environment in which she lived. In addition, it provided education with a scientific character based on empirical observations and hypotheses about the teaching process, since by observing the child, the educator could reflect on ways to assist in its development
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- Pedagogia [410]