Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorPrado, Giovanna da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-11T19:08:23Z
dc.date.available2023-12-11T19:08:23Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85549
dc.descriptionOrientador: Prof. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A interdisciplinaridade entre a matemática com outras áreas geralmente não ocorre dentro do chão da escola mas, se pararmos para analisar, a matemática está presente e coexistindo com tudo ao nosso redor. Pensando nisso esse trabalho busca analisar e perceber a moda sob um olhar matemático, especificamente na criação, desenvolvimento e confecção do símbolo da tradição japonesa, o kimono. O objetivo é, não só perceber a relação importante entre a moda e a matemática, mas também quais saberes matemáticos estão presentes no desenvolvimento dos kimonos, e de qual forma a moda tradicional japonesa pode contribuir com o ensino da matemática. Nesse trabalho, com a perspectiva da Etnomatemática, poderemos perceber que a matemática é muito mais que uma ferramenta, é uma forma de otimizar, é um passo para criar, é o ato de existirpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The interdisciplinarity between mathematics and other areas does not usually occur within the school, but if we stop to analyze it, mathematics is present and coexisting with everything around it. With that in mind, this work seeks to analyze and perceive fashion from a mathematical point of view, specifically in the creation, development and making of the symbol of the Japanese tradition, the kimono. The objective is not only to understand the important relationship between fashion and mathematics, but also which mathematical knowledge is present in the development of kimonos, and in what way the traditional Japanese fashion can contribute to the math education. In this work, from the perspective of Ethnomathematics, we can see that mathematics is much more than a tool, it is a way of optimizing, it is a step towards creating, it is the act of existingpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEtnomatematicapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.titleA matemática do kimonopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples