• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A matemática do kimono

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G GIOVANNA DA ROCHA PRADO.pdf (4.931Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Prado, Giovanna da Rocha
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A interdisciplinaridade entre a matemática com outras áreas geralmente não ocorre dentro do chão da escola mas, se pararmos para analisar, a matemática está presente e coexistindo com tudo ao nosso redor. Pensando nisso esse trabalho busca analisar e perceber a moda sob um olhar matemático, especificamente na criação, desenvolvimento e confecção do símbolo da tradição japonesa, o kimono. O objetivo é, não só perceber a relação importante entre a moda e a matemática, mas também quais saberes matemáticos estão presentes no desenvolvimento dos kimonos, e de qual forma a moda tradicional japonesa pode contribuir com o ensino da matemática. Nesse trabalho, com a perspectiva da Etnomatemática, poderemos perceber que a matemática é muito mais que uma ferramenta, é uma forma de otimizar, é um passo para criar, é o ato de existir
     
    Abstract: The interdisciplinarity between mathematics and other areas does not usually occur within the school, but if we stop to analyze it, mathematics is present and coexisting with everything around it. With that in mind, this work seeks to analyze and perceive fashion from a mathematical point of view, specifically in the creation, development and making of the symbol of the Japanese tradition, the kimono. The objective is not only to understand the important relationship between fashion and mathematics, but also which mathematical knowledge is present in the development of kimonos, and in what way the traditional Japanese fashion can contribute to the math education. In this work, from the perspective of Ethnomathematics, we can see that mathematics is much more than a tool, it is a way of optimizing, it is a step towards creating, it is the act of existing
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85549
    Collections
    • Matemática [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV