dc.contributor.advisor | Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | pt_BR |
dc.creator | Paula, Fernando de Jesus | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T14:16:10Z | |
dc.date.available | 2023-12-11T14:16:10Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85534 | |
dc.description | Orientador: Professora Maria Tereza Carneiro Soares | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Na maioria das instituições de ensino que oferecem disciplina(s) de Matemática, e mais especificamente, conteúdos de Geometria (incluindo-se as escolas de ensino básico), percebemos que muitos estudantes têm muita dificuldade na compreensão dos conteúdos referentes a figuras geométricas, para além da memorização da sua definição. Essas dificuldades remetem, principalmente, à visualização, manipulação e representação dessas noções geométricas. Visando um ensino conceitual das figuras geométricas nas séries finais do ensino Fundamental que permita uma melhor compreensão desse conteúdo escolar, apresentarei visões de alguns autores que advogam essa perspectiva conceitual para o ensino da Geometria. Tendo em vista a superação das metodologias tradicionais desse ensino, apresentarei algumas tendências e estratégias didáticas para se trabalhar a Geometria de forma a permitir uma melhor visualização e compreensão dos conceitos geométricos. Nesse mesmo foco, descreverei práticas por mim desenvolvidas como professor de Matemática na escola pública (em estágios das disciplinas de Prática de Docência em Matemática do curso de Licenciatura) para trabalhar de forma diferenciada, citando exemplos de estratégias com uso de material didático que podem ser aplicadas em aulas de Geometria para o ensino fundamental fase II | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Conceitos geometricos | pt_BR |
dc.title | A geometria no ensino fundamental II : práticas e compreensão conceitual | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |