Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorPaula, Fernando de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2023-12-11T14:16:10Z
dc.date.available2023-12-11T14:16:10Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85534
dc.descriptionOrientador: Professora Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Na maioria das instituições de ensino que oferecem disciplina(s) de Matemática, e mais especificamente, conteúdos de Geometria (incluindo-se as escolas de ensino básico), percebemos que muitos estudantes têm muita dificuldade na compreensão dos conteúdos referentes a figuras geométricas, para além da memorização da sua definição. Essas dificuldades remetem, principalmente, à visualização, manipulação e representação dessas noções geométricas. Visando um ensino conceitual das figuras geométricas nas séries finais do ensino Fundamental que permita uma melhor compreensão desse conteúdo escolar, apresentarei visões de alguns autores que advogam essa perspectiva conceitual para o ensino da Geometria. Tendo em vista a superação das metodologias tradicionais desse ensino, apresentarei algumas tendências e estratégias didáticas para se trabalhar a Geometria de forma a permitir uma melhor visualização e compreensão dos conceitos geométricos. Nesse mesmo foco, descreverei práticas por mim desenvolvidas como professor de Matemática na escola pública (em estágios das disciplinas de Prática de Docência em Matemática do curso de Licenciatura) para trabalhar de forma diferenciada, citando exemplos de estratégias com uso de material didático que podem ser aplicadas em aulas de Geometria para o ensino fundamental fase IIpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectConceitos geometricospt_BR
dc.titleA geometria no ensino fundamental II : práticas e compreensão conceitualpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples