• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A geometria no ensino fundamental II : práticas e compreensão conceitual

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G FERNANDO DE JESUS PAULA.pdf (198.3Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Paula, Fernando de Jesus
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Na maioria das instituições de ensino que oferecem disciplina(s) de Matemática, e mais especificamente, conteúdos de Geometria (incluindo-se as escolas de ensino básico), percebemos que muitos estudantes têm muita dificuldade na compreensão dos conteúdos referentes a figuras geométricas, para além da memorização da sua definição. Essas dificuldades remetem, principalmente, à visualização, manipulação e representação dessas noções geométricas. Visando um ensino conceitual das figuras geométricas nas séries finais do ensino Fundamental que permita uma melhor compreensão desse conteúdo escolar, apresentarei visões de alguns autores que advogam essa perspectiva conceitual para o ensino da Geometria. Tendo em vista a superação das metodologias tradicionais desse ensino, apresentarei algumas tendências e estratégias didáticas para se trabalhar a Geometria de forma a permitir uma melhor visualização e compreensão dos conceitos geométricos. Nesse mesmo foco, descreverei práticas por mim desenvolvidas como professor de Matemática na escola pública (em estágios das disciplinas de Prática de Docência em Matemática do curso de Licenciatura) para trabalhar de forma diferenciada, citando exemplos de estratégias com uso de material didático que podem ser aplicadas em aulas de Geometria para o ensino fundamental fase II
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85534
    Collections
    • Matemática [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV