Tendências metodológicas da educação matemática que fundamentam a prática docente
Resumo
Resumo : Este trabalho aborda o ensino da Matemática através do estudo de duas Metodologias de Ensino: a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. O objetivo geral do estudo foi investigar e analisar, sobre o ponto de vista de três estudiosos de cada abordagem, o que eles compreendem sobre essas abordagens, apontando semelhanças e diferenças entre seus pontos de vista. A metodologia de pesquisa adotada foi uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo específico a análise de livros e teses dos autores sobre as abordagens de ensino utilizadas nas salas de aulas, com o intuito de servir de material didático para auxiliar professores a incorporar essas metodologias nas aulas de matemática. Este material é voltado para graduandos, professores de matemática e interessados sobre os temas. Abstract: This work approaches the teaching of Mathematics through the study of two Teaching Methodologies: Mathematical Modeling and Problem Solving. The overall objective of the study was to investigate, from the point of view of three specialists from each approach, and to analyze what they understood about these approaches, pointing out similarities and differences between their point of views. The research methodology adopted included a bibliographical research, with the specific objective of analyzing the authors' books and theses on the teaching approaches used in classrooms, with the purpose of serving as teaching material to help teachers to incorporate these methodologies in the math classrooms. This material can be used by undergraduates, math teachers and interested people on the subjects
Collections
- Matemática [76]