dc.contributor.advisor | Agranionih, Neila Tonin, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | pt_BR |
dc.creator | Saldanha, Carla Simone | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-08T20:17:29Z | |
dc.date.available | 2023-12-08T20:17:29Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85527 | |
dc.description | Orientador: Profª Drª Neila Tonin Agranionih | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho sugere o uso das Investigações Matemáticas como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da matemática escolar, com enfoque para o Ensino Médio. Nele apresentamos o referencial teórico direcionado ao estudo das Investigações Matemáticas em sala de aula e sugestões de atividades de natureza investigativa, para aplicação no Ensino Médio. Tomamos como objetivos desenvolver e aplicar Atividades Investigativas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio com vistas a verificar como os alunos reagem frente a esta proposta de ensino de Matemática, identificar as dificuldades enfrentadas por eles na realização das atividades investigativas e verificar se os alunos socializam suas ideias e descrevem os resultados encontrados utilizando a linguagem matemática. As atividades foram aplicadas em uma escola do Estado do Paraná, em turmas do 3º ano do Ensino Médio diurno. Através das observações de aulas, informações colhidas na ficha de observação das atividades e do questionário aplicado aos alunos, conferimos que os estes, embora tenham as ideias matemáticas intuitivas e consigam explicar suas intenções, pouco conseguem escrever na linguagem matemática suas observações. Demonstraram interesse para atividade através de interações entre eles e com os professores, além de posicionamentos favoráveis constantes no questionário aplicado a eles. As dificuldades apontadas envolvem interpretação, limitações conceituais, dificuldade no uso do software e ainda a pouca prática de resolução das questões, no molde investigativo proposto | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Investigações | pt_BR |
dc.title | Investigações matemáticas no ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |