• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Investigações matemáticas no ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G CARLA SIMONE SALDANHA (1).pdf (1.756Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Saldanha, Carla Simone
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho sugere o uso das Investigações Matemáticas como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da matemática escolar, com enfoque para o Ensino Médio. Nele apresentamos o referencial teórico direcionado ao estudo das Investigações Matemáticas em sala de aula e sugestões de atividades de natureza investigativa, para aplicação no Ensino Médio. Tomamos como objetivos desenvolver e aplicar Atividades Investigativas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio com vistas a verificar como os alunos reagem frente a esta proposta de ensino de Matemática, identificar as dificuldades enfrentadas por eles na realização das atividades investigativas e verificar se os alunos socializam suas ideias e descrevem os resultados encontrados utilizando a linguagem matemática. As atividades foram aplicadas em uma escola do Estado do Paraná, em turmas do 3º ano do Ensino Médio diurno. Através das observações de aulas, informações colhidas na ficha de observação das atividades e do questionário aplicado aos alunos, conferimos que os estes, embora tenham as ideias matemáticas intuitivas e consigam explicar suas intenções, pouco conseguem escrever na linguagem matemática suas observações. Demonstraram interesse para atividade através de interações entre eles e com os professores, além de posicionamentos favoráveis constantes no questionário aplicado a eles. As dificuldades apontadas envolvem interpretação, limitações conceituais, dificuldade no uso do software e ainda a pouca prática de resolução das questões, no molde investigativo proposto
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85527
    Collections
    • Matemática [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV