Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZimer, Tania Teresinha Brunspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorFasolin, Bruno Domingospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-08T17:19:40Z
dc.date.available2023-12-08T17:19:40Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85525
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Tania Teresinha Bruns Zimerpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os livros didáticos de Matemática, aprovados no Plano Nacional do Livro Didático do ano de 2018, de modo a investigar como é feita a manipulação geométrica dos Números Complexos; analisar o contexto histórico do surgimento dos Números Complexos; verificar como o conteúdo dos Números Complexos se relaciona com outras áreas. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura. Uma das principais motivações do estudo é a de que na disciplina de Matemática de nível Médio, de modo geral, existe uma abordagem puramente algébrica, sem vínculo com aplicações desse conteúdo fora do ambiente matemático. Após a análise dos livros didáticos, é possível verificar que estes abordam os Números Complexos utilizando história e apresentam diversas aplicações desse conteúdo, esses recursos podem ser empregados para despertar o interesse dos alunos de Ensino Médio na disciplina de Matemática. Outro enfoque do tema pode ser o geométrico, permitindo os alunos visualizarem as operações e propriedadespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNumeros complexospt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Análisept_BR
dc.titleNúmeros complexos : uma análise dos livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples