Educação inclusiva : a relação entre famílias e escola para alunos com o transtorno do espectro autista - TEA
Resumo
Resumo : O presente trabalho descreve a relação família e escola regular, sob a ótica de pais e professores. Para o desenvolvimento do objetivo proposto, foi realizado o levantamento de dados, por meio da aplicação de um questionário, em um ambiente virtual, composto de onze (11) questões com perguntas abertas e fechadas. O instrumento foi aplicado para vinte e uma (21) famílias de crianças com transtorno do espectro autista, atendidas no CMAEE, Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado, em uma cidade localizada na região metropolitana de Curitiba, e para sete (07) docentes que atendem essas mesmas crianças, na rede pública de educação que demandam de adaptações no dia a dia escolar. O modelo teóricometodológico, foi através de um levantamento bibliográfico fundamentado em diversos autores que tratam da relação família e escola, aonde a coleta de dados se fez por meio da análise das respostas apesentadas pelas famílias e docentes, sendo denominada como pesquisa de caráter qualitativo de modo transversal, que possibilitou compor este estudo. A relação entre as famílias e a escola regular, é importante para o desenvolvimento social, emocional e educacional da criança com TEA Abstract : This paper describes the relationship between family and regular school, from the perspective of parents and teachers. To develop the proposed objective, data were collected by applying a questionnaire in a virtual environment, composed of eleven (11) questions with open and closed questions. The instrument was applied to twentyone (21) families of children with autistic spectrum disorder, attended at CMAEE, Municipal Center for Specialized Educational Assistance, in a city located in the metropolitan region of Curitiba, and for seven (07) teachers who attend these same children, in the public education system that demand adaptations in the school routine. The theoretical-methodological model was through a bibliographic survey based on several authors dealing with the family and school relationship, where data collection was made through the analysis of the answers presented by families and teachers, being called qualitative research. transversally, which made it possible to compose this study. The relationship between families and regular school is important for the social, emotional and educational development of children with ASD
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- Pedagogia [423]