A concepção de formação na Base Nacional Comum Curricular : análise a partir da teoria crítica da sociedade
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção de formação presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de Theodor W. Adorno um dos pensadores da Teoria Crítica da Sociedade, especificamente de sua Obra "Educação e Emancipação". A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que se pauta na perspectiva da construção de competências e habilidades, conceitos que subjazem determinada concepção de educação. Buscaremos problematizar que por trás do discurso das competências da BNCC, reduz-se a uma formação para o controle, se mostrando limitada colocando em risco o sentido da formação escolar e suas potencialidades emancipatórias. A base teórica adotada é a Teoria Crítica da Sociedade, que permite refletir sobre como a sociedade no modelo capitalista se organiza e suas determinações na organização do trabalho pedagógico na escola. Pretendemos problematizar a partir de Theodor Adorno, categorias como: Semiformação, Razão Instrumental e Experiência Formativa. O referencial da Teoria Crítica se justifica, pois, permite a reflexão sobre os limites e possibilidade da experiência formativa, que se configura como problemática inerente ao debate de Adorno. Como resultados verificamos a partir da pesquisa realizada, que a BNCC se mostra distante e oposta à perspectiva de formação emancipatória, uma vez que prioriza no discurso das competências a competitividade na sociedade administrada, centralizada numa formação para o mercado visando à integração ao modelo hegemônico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental Abstract : This paper aims to analyze the training of the National Common Curriculum Base (BNCC), from Theodor W. Adorno one of the thinkers of the Critical Theory of society, specifically of his work "Education and Emancipation". The Common National Curriculum Base (BNCC) is a document that presents a perspective on building competencies and skills, concepts that subject the determination of education. Look for problems with the back of BNCC competency discourse, reduce a form of control by showing only the risk limit or school training and its emancipatory potentialities. The theoretical basis adopted is the Critical Theory of Society, which allows us to reflect on how the society in the capitalist model is organized and its determinations in the organization of pedagogical work in school. We intend to problematize from Theodor Adorno, categories such as: Semiformation, Instrumental Reason and Formative Experience. The framework of Critical Theory is justified, allows to allow a reflection on the limits and possibility of formative experience, which configures as a problem inherent in the debate of Adorno. As the results verified from the research carried out, that the BNCC shows distant and opposite to the perspective of emancipatory formation, since it prioritizes the discourse of the competences of the managed society, centered on the formation for the market that uses the hegemonic model. It is a bibliographic and documentary research
Collections
- Pedagogia [423]