Revisão bibliográfica sobre pesquisas que articulam educação e arte afro brasileira (2018-2021)
Resumo
Resumo : O objetivo desta pesquisa foi identificar as pesquisas que articulam a educação e a arte afro-brasileira produzidas no período de 2018-2021 e incluídas no banco de teses da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para a construção do trabalho utilizamos como abordagem a pesquisa bibliográfica a partir do descritor e operador booleano educação AND arte afro-brasileira. As principais referências teóricas para pensar o tema foram as produções de Megg Rayara Gomes de Oliveira (2012) e Fernanda Fares Lippmann Trovão (2021) e Lucimar Rosa Dias (2015). A pesquisa é qualitativa do tipo Revisão Bibliográfica. Realizou-se a seleção das pesquisas usando como critério inicial ter no título o conceito arte afro-brasileira e a educação. Como resultado foram encontradas 666 dissertações e teses no banco de dados da CAPES e selecionadas seis que tinham foco específico de acordo com a pesquisa. A partir disto foram analisados os seis textos e com isso, conclui-se que todos eles apontem que é necessário contextualizar o histórico de lutas população negra e que há necessidade de pressupor uma análise crítica da realidade brasileira para a obtenção do compromisso com o combate ao racismo, o que de certa forma inviabiliza e esconde a produção de artistas negros e negras.
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- Pedagogia [619]