O letramento matemático : uma revisão sistemática
Resumo
Resumo : O tema deste trabalho é o Letramento Matemático. Tem como objetivo investigar como autores entre 2018 e 2022 definem letramento matemático. Sua justificativa é que a autora percebeu durante sua formação a necessidade de aprofundar seus estudos sobre o estudo do ensino de Matemática. Apresenta a conceituação do conceito de letramento abordado por Tfouni e Soares, assim como, a diferenciação entre alfabetização e letramento. Também aborda o conceito de letramento matemático trazido pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) afim de contextualizar o leitor. É uma pesquisa bibliográfica do tipo Revisão Sistemática de Literatura. Foram pesquisados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior artigos no período histórico escolhido utilizando como descritor "letramento matemático". Foram selecionados oito artigos para leitura na íntegra. Os resultados foram que os autores associam o letramento matemático, sobretudo, com o conceito abordado por Magda Soares e a definição trazida pelo PISA. Segundo os autores o letramento matemático implica em formação continuada de professores, novos caminhos para o ensino de matemática e contextualização dos conteúdos. Abstract : The theme of this work is Mathematical Literacy. It aims to investigate how authors between 2018 and 2022 define mathematical literacy. Its justification is that the author realized during her training the need to deepen her studies on the study ofmathematics teaching. It presents the conceptualization of the concept of literacy addressed by Tfouni and Soares, as well as the differentiation between literacy and literacy. It also addresses the concept of mathematical literacy brought by the International Student Evaluation Program (PISA) in order to contextualize the reader. It is a bibliographical research of the type Systematic Literature Review. Articles in the period chosen using "mathematical literacy" as a descriptor were searched in theJournal Portal of the Coordination for The Coordination of Higher Education. Eight articles were selected for full reading. The results were that the authors associate mathematical literacy, especially with the concept approached by Magda Soares and the definition brought by PISA. According to the authors, mathematical literacy implies continuous teacher education, new paths for the teaching of mathematics and contextualization of contents.
Collections
- Pedagogia [423]