Programa colégios cívico-militares do Paraná : reflexões à luz de Theodor W. e Hannah Arendt
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Silva, Karina Scheffer Cordeiro e
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente estudo tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Colégios Cívico-Militares do Paraná (PCCM-PR), implementado no estado do Paraná, no governo de Carlos Massa Ratinho Junior em 2020, para os estudantes do ensino fundamental e médio. Busca-se um diálogo com Theodor W.Adorno e Hannah Arendt, ambos autores com conceitos que iluminam o tema da violência e do autoritarismo. Adorno, ao conceituar a barbárie, e Arendt, ao traçar o termo banalidade do mal, são suportes na discussão que busca problematizar as práticas propostas pela militarização das escolas públicas no Paraná. Este trabalho foi elaborado por meio da análise dos documentos que orientam a implementação do programa, sendo eles a Lei no 20.338/2020, o Manual do Estudante do CCM-PR, e o Regimento interno dos colégios cívico-militares, explorando-os em paralelo com reportagens que demonstram como tal implementação tem se mostrado na prática. Assim como também, traça-se uma reflexão acerca dos pressupostos formativos do programa por meio da investigação do referencial teórico e da literatura dos autores supracitados. Abstract : The present study aims to analyze the formative implications of the Colégios Cívico-Militares do Paraná Program (PCCM-PR), implemented in the state of Paraná, during the government of Carlos Massa Ratinho Junior in 2020, for elementary and high school students. A dialogue is sought with Theodor W. Adorno and Hannah Arendt, both authors with concepts that illuminate the theme of violence and authoritarianism. Adorno, when conceptualizing barbarism, and Arendt, when tracing the term banality of evil, are supports in the discussion that seeks to problematize the practices proposed by the militarization of public schools in Paraná. This work was elaborated through the analysis of documents that guide the implementation of theprogram, being the Law no 20.338/2020, the Student Manual of the CCM-PR, and the Internal Regulation of the civic-military colleges, exploring them in parallel with reports that demonstrate how such implementation has been shown in practice. Also, as a reflection is drawn about the formative assumptions of the program through the investigation of the theoretical framework and the literature of the aforementioned authors.
Collections
- Pedagogia [622]