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    O lugar da escrita espontânea na alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fudamental no município de Curitiba : o que dizem alguns documentos, o que falam professores e pedagogas

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    BRENDA WRUBEL PINHEIRO.pdf (1.774Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Pinheiro, Brenda Wrubel
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Esse estudo tem como temática o processo de alfabetização e letramento com ênfase na escrita espontânea e possíveis práticas pedagógicas, sob a luz de autores. Entendemos a alfabetização e o letramento como processos indissociáveis e interdependentes, pautada por práticas contextualizadas de escrita espontânea como ferramenta fundamental no processo de apropriação da língua escrita. Com a finalidade de compreender como ocorre esse processo nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Curitiba, analisa-se como são estabelecidas tais diretrizes no documento "Currículo do Ensino Fundamental: Diálogos com a BNCC", elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, da cidade de Curitiba. Outros documentos normativos que exercem influência sobre o currículo também são averiguados, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular do Paraná e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. De modo a verificar como ocorre na realidade as práticas pedagógicas, a supervisão e a formação de professoras e pedagogas, da rede de ensino pública da cidade de Curitiba, acerca do processo de alfabetização e letramento, com ênfase na escrita espontânea, aplicou- se um questionário online com professoras alfabetizadoras e foram realizadas entrevistas online com pedagogas. Este processo metodológico de cunho qualitativo com base no referencial teórico e análise documental, finalizado com questionário e entrevista, permitiu-nos ter uma dimensão das relações existentes entre teoria, legislação e prática pedagógica acerca do processo de alfabetização, bem como da importância de práticas de escrita espontânea durante a alfabetização para o educando construir suas próprias hipóteses. Da mesma forma, para o professor é permitido analisar o processo de apropriação da linguagem escrita do aluno e refletir sobre suas práticas e seu planejamento, além de concluir o quão importante é a formação continuada de professoras alfabetizadoras e pedagogas para que sejam desenvolvidas práticas pedagógicas com qualidade e que gerem resultados mais efetivos e significativos para os educandos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85467
    Collections
    • Pedagogia [617]

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