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dc.contributorSecco, Maria Eugênia Daroitpt_BR
dc.contributor.advisorPinheiro, Luciana Ribeiro, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMandarino, Beatriz Yaemipt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:57:00Z
dc.date.available2024-08-08T18:57:00Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85466
dc.descriptionOrientador: Prof.a. Doutora Luciana Ribeiro Pinheiropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 53-58pt_BR
dc.description.abstractResumo : Em 2019, um novo Decreto (Decreto no 9765/2019) que institui a Política Nacional de Alfabetização foi expedida no Governo Bolsonaro. Dentre as ações estabelecidas a partir desse, surge o programa Conta Pra Mim, da Secretaria de Alfabetização, que é disciplinado pela Portaria MEC no 421, de 2020, no qual os livrosde literatura infantil disponíveis serão tomados como objeto de estudo. Com o objetivo de analisar, no Programa Conta Pra Mim, possíveis contribuições dos livros de literatura infantil disponíveis para a formação cultural plural de crianças entre 0 e 6anos. A pesquisa se justifica diante das múltiplas possibilidades de ampliação do repertório cultural infantil a partir das narrativas visuais e textuais contidas na literatura infantil. Para isso, fundamentamos nossas reflexões em autoras como Zilberman(2003), Coelho (2000), Cademartori (1986), Salisbury & Styles (2013), Linden (ano) e diversas outras, para traçar concepções de Literatura Infantil e Criança, considerando principalmente o contexto brasileiro. As análises nos revelaram que o programa Conta pra mim apresenta narrativas visuais pouco representativa da vasta cultura brasileira; material pouco acessível considerando a realidade digital de grande parcela do público a quem se destina ("famílias brasileiras, tendo prioridade aquelas em condição de vulnerabilidade socioeconômica"); redução de possibilidades de experiências leitoras visto que as expressões/linguagens artísticas e plásticas que compõem as ilustrações/narrativas visuais foram realizadas por uma mesma ilustradora, Vanessa Alexandre, usando a mesma técnica e material, os textos escritos apresentam adaptações reducionistas de contos clássicospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.titleAs narrativas visuais e suas possibilidades : uma análise do programa Conta pra Mimpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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