dc.contributor | Secco, Maria Eugênia Daroit | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Luciana Ribeiro, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Mandarino, Beatriz Yaemi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:57:00Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:57:00Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85466 | |
dc.description | Orientador: Prof.a. Doutora Luciana Ribeiro Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 53-58 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Em 2019, um novo Decreto (Decreto no 9765/2019) que institui a Política Nacional de Alfabetização foi expedida no Governo Bolsonaro. Dentre as ações estabelecidas a partir desse, surge o programa Conta Pra Mim, da Secretaria de Alfabetização, que é disciplinado pela Portaria MEC no 421, de 2020, no qual os livrosde literatura infantil disponíveis serão tomados como objeto de estudo. Com o objetivo de analisar, no Programa Conta Pra Mim, possíveis contribuições dos livros de literatura infantil disponíveis para a formação cultural plural de crianças entre 0 e 6anos. A pesquisa se justifica diante das múltiplas possibilidades de ampliação do repertório cultural infantil a partir das narrativas visuais e textuais contidas na literatura infantil. Para isso, fundamentamos nossas reflexões em autoras como Zilberman(2003), Coelho (2000), Cademartori (1986), Salisbury & Styles (2013), Linden (ano) e diversas outras, para traçar concepções de Literatura Infantil e Criança, considerando principalmente o contexto brasileiro. As análises nos revelaram que o programa Conta pra mim apresenta narrativas visuais pouco representativa da vasta cultura brasileira; material pouco acessível considerando a realidade digital de grande parcela do público a quem se destina ("famílias brasileiras, tendo prioridade aquelas em condição de vulnerabilidade socioeconômica"); redução de possibilidades de experiências leitoras visto que as expressões/linguagens artísticas e plásticas que compõem as ilustrações/narrativas visuais foram realizadas por uma mesma ilustradora, Vanessa Alexandre, usando a mesma técnica e material, os textos escritos apresentam adaptações reducionistas de contos clássicos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.title | As narrativas visuais e suas possibilidades : uma análise do programa Conta pra Mim | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |