Docência na educação infantil em tempos de pandemia COVID-19
Resumo
Resumo : O presente estudo tem como objetivo retratar, de forma breve, como foi desenvolvido o trabalho docente na educação infantil durante o período do ensino remoto na pandemia do Covid-19. Tem ainda a intenção de demonstrar o uso das tecnologias e mídias digitais pelas professoras, analisando suas estratégias e metodologias de trabalho para a promoção da educação infantil de forma remota, apontando as facilidades e os percalços que foram enfrentados neste período pelas docentes. A pesquisa se inscreve dentro de uma abordagem qualitativa e foi empregado como técnica de coleta de informações um questionário aplicado a quatro docentes convidadas (duas da rede pública de ensino e duas da rede privada) que atuam em instituições de ensino nos municípios de Pinhais e Curitiba. A partir da análise das respostas obtidas foi construída uma análise a partir de autores como: Lopes (2005), Oliveira (2013), Vieira e Falciano (2020), Silveira(2021), Rossato e Amâncio (2021), e Anjos e Francisco (2021). Os resultados das análises obtidas por meio das respostas das docentes respondentes do questionário foram de que: houve mudanças e adoção de novas estratégias de ensino paracontemplar a etapa da educação infantil no modelo de ensino remoto durante a pandemia do Covid-19; a adaptação do planejamento docente foi necessária para atender ao público da educação infantil no período de isolamento social; o uso dastecnologias e mídias digitais no modelo de ensino remoto na educação infantil provocou possibilidades e dificuldades, bem como a necessidade da ressignificação das práticas na educação infantil, frente a utilização de tecnologias e mídias digitais nesta etapa de ensino e, ainda, as docentes ressaltaram as dificuldades na utilização de recursos tecnológicos digitais e na relação de interdependência com as famílias, com relação ao retorno das propostas apresentadas. Abstract : The present study aims to briefly portray how the teaching work in early childhood education was developed during the period of remote teaching in the Covid-19 pandemic. It also intends to demonstrate the use of technologies and digital media by teachers, analyzing their strategies and working methodologies for the promotion of early childhood education remotely, pointing out the facilities and mishaps that were faced in this period by teachers. The research is part of a qualitative approach and a questionnaire was applied to four invited teachers (two from the public education network and two from the private network) who work in educational institutions in the municipalities of Pinhais and Curitiba. Based on the analysis of the responses obtained, an analysis was constructed from authors such as: Lopes (2005), Oliveira (2013), Vieira and Falciano (2020), Silveira (2021), Rossato and Amâncio (2021), and Anjos and Francisco (2021). The results of the analyzes obtained through the responses of the teachers who answered the questionnaire were that: there were changes and the adoption of new teaching strategies to contemplate the stage of early childhood education in the remote teaching model during the Covid-19 pandemic; the adaptation of teaching planning was necessary to serve the public of early childhood education in the period of social isolation; the use of technologies and digital media in the model of remote teaching i nearly childhood education provoked possibilities and difficulties, as well as the need to re-signify practices in early childhood education, in view of the use of technologies and digital media at this stage of teaching and, also, the teachers highlighted the difficulties in the use of digital technological resources and in the relationship of interdependence with the families, in relation to the return of the proposals presented.
Collections
- Pedagogia [410]