Educação profissional e inclusão laboral de jovens e adultos com dificiência intelectual em um município da região metropolina de Curitiba/PR
Resumo
Resumo : A inclusão social, educacional e laboral das pessoas com deficiência (PcD) está estritamente vinculada à política no que tange a promulgação e consolidação de leis. O Brasil possui uma gama de legislações em prol da empregabilidade e profissionalização das PcD, no entanto, a dificuldade de acesso à educação profissionalizante e ao mercado de trabalho constitui a realidade de muitas PcD, em especial as com Deficiência Intelectual (DI). O objetivo do presente estudo é compreender como se caracteriza o processo de formação de estudantes com DI, matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em duas instituições de Educação Especial, sendo uma municipal e outra caracterizada como uma Organização da Sociedade Civil (OSC), localizadas em um município da região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de casos múltiplos, com abordagem de natureza qualitativa e quantitativa. A coleta de dados aconteceu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com uma representante da Secretaria Municipal de Educação, seis docentes, doze educandos e duas pedagogas das escolas supracitadas. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados e sistematizados em quadros e gráficos, e, posteriormente, contextualizados com outras produções científicas. Os resultados da presente pesquisa, mesmo que restrito à uma pequena parcela de Escolas de Educação Especial, professores e estudantes com DI, evidenciam: a urgência em disseminar o modelo social de deficiência, no qual o lócus das desigualdades, segregações e discriminações deixa de ser a PcD e passa a ser a sociedade que ignora as diferenças e especificidades desses sujeitos, negligenciando os pressupostos da inclusão; a necessidade de investimento na formação inicial e continuada dos docentes que atuam na profissionalização de jovens e adultos com DI; a predominância das oficinas pedagógicas para desenvolver as habilidades laborais dos discentes; a relevância em promover ambientes de trabalho inclusivos, disponibilizando os apoios necessários para que os trabalhadores com DI possam manter-se e progredir no emprego, bem como suprimindo preconceitos e discriminações entre os funcionários; a necessidade de trabalhar com as famílias os entraves à Inclusão Laboral do familiar com DI; o sonho dos participantes em ter um emprego; e a urgência em repensar as políticas públicas, visando superar a cisão entre as prescrições legislativas e as práticas sociais. Por fim, conclui-se que a Inclusão Laboral do jovens e adultos com DI mostra-se complexa, pois não demanda apenas de uma educação de qualidade, nem de empresas inclusas, nem da aceitação da família, nem do recebimento de benefícios financeiros, nem do sonho que os sujeitos com DI exprimem, mas, sim, de todo um tecido social com suas interdependências e diferentes tensões. As limitações deste estudo estão relacionadas ao fato de ter sido realizado com um pequeno recorte de participantes e por não ter conseguido abarcar as perspectivas das famílias e das empresas acerca da Inclusão Laboral de pessoas com DI. Abstract : The social, educational and labor inclusion of people with disabilities is strictly linked to the policy regarding the enactment and consolidation of laws. Brazil has a range of legislation infavor of the employability and professionalization of people with disabilities, however, the difficulty of accessing vocational education and the job market is the reality of many peoplewith disabilities, especially those with Intellectual Disabilities. The objective of the present study is to understand how the process of training students with intellectual disabilities, enrolledin the Youth and Adult Education modality, in two Special Education institutions, one municipal and the other characterized as a Civil Society Organization, located in a city in the metropolitan region of Curitiba, Paraná. Therefore, we opted for the development of a multiple case study, with a qualitative and quantitative approach. Data collection took place through semi-structured interviews with a representative of the Municipal Department of Education, sixteachers, twelve students and two pedagogues from the aforementioned schools. The data obtained in the interviews were analyzed and systematized in tables and graphs, and latercontextualized with other scientific productions. The results of this research, even if restricted to a small portion of Special Education Schools, teachers and students with intellectual disabilities, show: the urgency of disseminating the social model of disability, in which the locus of inequalities, segregation and discrimination ceases to be being people with disabilities and becoming the society that ignores the differences and specificities of these subjects,neglecting the assumptions of inclusion; the need to invest in the initial and continuing training of teachers who work in the professionalization of young people and adults with intellectualdisabilities; the predominance of pedagogical workshops to develop students' work skills; the importance of promoting inclusive work environments, providing the support necessary forworkers with ID to maintain and progress in employment, as well as suppressing prejudice and discrimination among employees; the need to work with families on barriers to Labor Inclusionfor family members with intellectual disabilities; the participants' dream of having a job; and the urgency of rethinking public policies, aiming to overcome the split between legislative requirements and social practices. Finally, it is concluded that the Labor Inclusion of young people and adults with intellectual disabilities proves to be complex, as it does not demand only quality education, nor companies included, nor the acceptance of the family, nor the receipt of financial benefits, nor of the dream that subjects with intellectual disabilities express, but of an entire social fabric with its interdependencies and different tensions. The limitations of thisstudy are related to the fact that it was carried out with a small number of participants and because it was not able to encompass the perspectives of families and companies about theLabor Inclusion of people with intellectual disabilities.
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- Pedagogia [622]