Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraújo, Jussara Rezendept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artespt_BR
dc.creatorSouza, Danieli Passos dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-05T19:42:12Z
dc.date.available2023-12-05T19:42:12Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85449
dc.descriptionOrientadora: Jussara Rezende Araújopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artespt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo apresenta estudos e pesquisas que foram realizadas nos módulos curriculares Trabalho de Conclusão de Curso VII e VIII. No entanto, é resultado também de um percurso de estudos realizados nos módulos precedentes de Projetos de Aprendizagem. Estudando as problemáticas que envolvem o tema da leitura e da escrita na educação básica conhecemos um imenso campo que é o processo de ensino-aprendizagem na educação em geral. Desta forma, delimitamos uma problemática específica que é a criatividade do professor nos processos de aquisição da leitura e da escrita. Nosso estudo propõe suportes e instrumentos da arte-educação como forma de tornar a aquisição da linguagem escrita como um processo que deve ser de interatividade e de ensino-aprendizagem. Buscamos criar condições para que o estudante adquira consciência de que a palavra não é apenas código, mas também resultado de práticas sociais que legitimam o código. Utilizando a metodologia de trabalho por projetos encontramos na articulação do uso do dicionário de maneira léxico-semântica os sentidos diversos das palavras, com arranjos pedagógicos das dinâmicas de Jogos de dramatização e das técnicas dramatúrgicas da Contação de histórias. Vamos descrever aqui alguns esquemas para serem utilizados em salas de aulas de alfabetização e letramento. Os esquemas e dinâmicas criadas foram resultados de leituras de textos de Paulo Freire, de Piaget, Wallon, Vygotsky e Habemas de onde colhemos conceitos operacionais básicos. Resultam também dos colóquios com nossa mediadora nos módulos realizados e aqui citados. Consideramos suas abordagens conjuntos de princípios, e também métodos que muito ainda temos a explorar. A presente delimitação pretende contribuir para qualidade social das nossas salas de aulas que tanto almejamos, auxiliando a classe dos professores.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArtes - Litoral Paranaense (PR : Mesorregião)pt_BR
dc.subjectLeitura - Ensino corretivopt_BR
dc.subjectContadores de histórias - Técnicapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleA arte das palavras nas práticas de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples