dc.contributor.advisor | Araújo, Jussara Rezende | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes | pt_BR |
dc.creator | Souza, Danieli Passos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T19:42:12Z | |
dc.date.available | 2023-12-05T19:42:12Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85449 | |
dc.description | Orientadora: Jussara Rezende Araújo | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artes | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este artigo apresenta estudos e pesquisas que foram realizadas nos módulos curriculares Trabalho de Conclusão de Curso VII e VIII. No entanto, é resultado também de um percurso de estudos realizados nos módulos precedentes de Projetos de Aprendizagem. Estudando as problemáticas que envolvem o tema da leitura e da escrita na educação básica conhecemos um imenso campo que é o processo de ensino-aprendizagem na educação em geral. Desta forma, delimitamos uma problemática específica que é a criatividade do professor nos processos de aquisição da leitura e da escrita. Nosso estudo propõe suportes e instrumentos da arte-educação como forma de tornar a aquisição da linguagem escrita como um processo que deve ser de interatividade e de ensino-aprendizagem. Buscamos criar condições para que o estudante adquira consciência de que a palavra não é apenas código, mas também resultado de práticas sociais que legitimam o código. Utilizando a metodologia de trabalho por projetos encontramos na articulação do uso do dicionário de maneira léxico-semântica os sentidos diversos das palavras, com arranjos pedagógicos das dinâmicas de Jogos de dramatização e das técnicas dramatúrgicas da Contação de histórias. Vamos descrever aqui alguns esquemas para serem utilizados em salas de aulas de alfabetização e letramento. Os esquemas e dinâmicas criadas foram resultados de leituras de textos de Paulo Freire, de Piaget, Wallon, Vygotsky e Habemas de onde colhemos conceitos operacionais básicos. Resultam também dos colóquios com nossa mediadora nos módulos realizados e aqui citados. Consideramos suas abordagens conjuntos de princípios, e também métodos que muito ainda temos a explorar. A presente delimitação pretende contribuir para qualidade social das nossas salas de aulas que tanto almejamos, auxiliando a classe dos professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Artes - Litoral Paranaense (PR : Mesorregião) | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Ensino corretivo | pt_BR |
dc.subject | Contadores de histórias - Técnica | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.title | A arte das palavras nas práticas de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |