• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes (Litoral)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes (Litoral)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A arte das palavras nas práticas de ensino-aprendizagem

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-DANIELI-PASSOS-DE-SOUZA.pdf (218.3Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Souza, Danieli Passos de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este artigo apresenta estudos e pesquisas que foram realizadas nos módulos curriculares Trabalho de Conclusão de Curso VII e VIII. No entanto, é resultado também de um percurso de estudos realizados nos módulos precedentes de Projetos de Aprendizagem. Estudando as problemáticas que envolvem o tema da leitura e da escrita na educação básica conhecemos um imenso campo que é o processo de ensino-aprendizagem na educação em geral. Desta forma, delimitamos uma problemática específica que é a criatividade do professor nos processos de aquisição da leitura e da escrita. Nosso estudo propõe suportes e instrumentos da arte-educação como forma de tornar a aquisição da linguagem escrita como um processo que deve ser de interatividade e de ensino-aprendizagem. Buscamos criar condições para que o estudante adquira consciência de que a palavra não é apenas código, mas também resultado de práticas sociais que legitimam o código. Utilizando a metodologia de trabalho por projetos encontramos na articulação do uso do dicionário de maneira léxico-semântica os sentidos diversos das palavras, com arranjos pedagógicos das dinâmicas de Jogos de dramatização e das técnicas dramatúrgicas da Contação de histórias. Vamos descrever aqui alguns esquemas para serem utilizados em salas de aulas de alfabetização e letramento. Os esquemas e dinâmicas criadas foram resultados de leituras de textos de Paulo Freire, de Piaget, Wallon, Vygotsky e Habemas de onde colhemos conceitos operacionais básicos. Resultam também dos colóquios com nossa mediadora nos módulos realizados e aqui citados. Consideramos suas abordagens conjuntos de princípios, e também métodos que muito ainda temos a explorar. A presente delimitação pretende contribuir para qualidade social das nossas salas de aulas que tanto almejamos, auxiliando a classe dos professores.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85449
    Collections
    • Artes (Litoral) [139]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV