Análises comparadas do conselho escolar em países da América
Resumo
Resumo: A presente pesquisa está ancorada no projeto intitulado como: "Análise comparada das políticas educacionais nas Américas: contextos, movimentos e direito à educação" sob coordenação do Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza, projeto este que propõe investigar comparativamente os movimentos da macropolítica e suas decorrências no alcance e efetivação do direito à educação básica e superior no Brasil, Argentina, Chile, EUA e Uruguai. Tendo como foco a observação das consequências da descontinuidade das políticas educacionais elaboradas em governos democráticos após ascensão de governos de matrizes conservadoras que tem potencial para transformar e enrijecer os rumos da educação, nos quatro primeiros países da amostra (o Uruguai foi incluído na pesquisa como uma espécie de contraponto). Este trabalho atua como um braço desse projeto e tem como objetivo comparar as diferenças e semelhanças no âmbito da gestão escolar, podendo subsidiar futuros estudos sobre possíveis impactos nos conselhos escolares, tendo em vista que estes se constituem como ferramentas de democratização da gestão escolar, e que podem estar em risco, dados os discursos e explícitas concepções ideológicas dos citados governos. Portanto, convém fazer uma análise comparada dos organismos colegiados das escolas nestes países Abstract: This research is part of the project entitled: "Comparative Analysis of Educational Policies in the Americas: Contexts, Movements, and the Right to Education" under the coordination of Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza, This project proposes to investigate comparatively the macropolitics movements and their consequences in the right to education in Brazil, Argentina, Chile, USA and Uruguay. Focusing on the observation of the discontinuity consequences of educational policies elaborated in democratic governments after the conversational matrix governments rise that have the potential to transform the education course in the first four countries of the sample (Uruguay was included in the survey as a kind of counterpoint). This work acts as a project arm to analyze what are the influences of these new conservative governments on the school administration and, especially, what the possible impacts on the school councils, considering that such councils are a way to school democratization, and which may be at risk, given the discourse and explicit conceptions of these governments. Therefore, it is appropriate to make a comparative analysis of these school boards at mentioned countries
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- Pedagogia [455]