Mostrar registro simples

dc.contributorTinte, Rita de Cassiapt_BR
dc.contributor.advisorCosta, Sandra Regina Dias da, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorBoleti, Evelyn Kowalskipt_BR
dc.date.accessioned2023-12-05T19:09:24Z
dc.date.available2023-12-05T19:09:24Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85447
dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Sandra Regina Dias da Costapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre práticas pedagógicas e os processos de mediação que nelas ocorrem e o desenvolvimento neurobiológico da criança, buscando a partir de referenciais teóricos identificar a possível contribuição deste tema para a formação dos docentes, analisando de que maneira os conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e as Funções Executivas contribuem na relação entre mediação e as práticas pedagógicas educativas. Para isso, desenvolvemos um estudo que se aproximou do contexto das instituições e da realidade dos profissionais da educação, no qual a teoria de Lev Semenovitch Vygotsky sobre mediação está a base dos nossos escritos. Este estudo teve como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e descritiva, adotando-se para a coleta de dados relatórios/diários de campo escritos durante os cinco anos de graduação das autoras. A partir da busca e da escolha dos documentos de análise e dos critérios de inclusão elencados, foram estabelecidas duas categorias de análise: práticas pedagógicas mediadoras mais recomendáveis e práticas pedagógicas mediadoras menos recomendáveis, realizamos então a discussão entorno de enxertos dos relatórios/diários de campo, para analisar os processos mediadores no cotidiano escolar e suas implicações nos processos de desenvolvimento infantil, foram escolhidos sete trechos de diferentes momentos e/ou instituições escolares. Com base nas investigações e reflexões realizadas a partir desses documentos, alguns resultados foram apresentados, destacamos então que as práticas mediadoras recomendáveis, as cinco analisadas, apresentavam situações de aprendizagens significativas às crianças na medida em que as mesmas permitiam a interação entre os pares, considerando a singularidade de cada um, construídas na prática da experiência, no aumento de repertório tanto do professor como da criança, indo ao encontro do que discutíamos sobre mediação anteriormente. Ao contrário dessa proposição, as duas práticas que apresentamos como não recomendáveis demonstravam ações opostas, em que as situações eram diretivas, impositivas e não significativas às crianças. Ambas as práticas pedagógicas mediadoras apresentaram seus desafios e facilidades, no entanto, todas serviram de exemplos para mostrar as práticas reais do cotidiano das instituições escolares e garantidamente a mediação sempre ocorre nas situações diáriaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work has as objective understands the relation between pedagogic practices and the processes of mediation that in them take place and the neurobiological development of the child, looking from theoretical referential systems identifying the possible contribution of this subject for the formation of the teachers,analysing of what it sorts the knowledges out on the child like development and the Executive Functions contribute in the relation between mediation and the educative pedagogic practices. For that, we develop a study that approached the context of the institutions and of the reality of the professionals of the education, in which the theoryof Lev Semenovitch Vygotsky on mediation is the base of ours when they were written. This study took the qualitative and descriptive approach as an inquiry methodology, being adopted for the collection of given reports / diaries of field written during five years of graduation of the authors. From the search and the choice of the documents of analysis and of the criteria of inclusion listed, two categories of analysis were established: more recommendable practical pedagogic mediators and less recommendable practical pedagogic mediators, we carry out then the discussion I tip over of grafts of the reports / diaries of field, in order that mediators analyse the processes in the school daily life and his implications in the processes of child like development, there were chosen seven passages of different moments and / or school institutions. On basis of the investigations and reflections carried out from these documents, some results they were presented, we point out then that the practical recommendable mediators, the five analysed ones, were presenting situations of significant apprentices hips to the children in so far as same they were allowing the interaction between the couples, considering the peculiarity of each one,built in practice of the experience, in the repertoire increase both of the teacher and of the child, going and meeting what we were discussing on mediation previously. On the contrary of this proposition, two practices that we present as you were not recommending that they were demonstrating opposite actions, in which the situations were directive, imposing and not significant to the children. Both practical pedagogic mediators presented his challenges and facilities, however, they all served of examples to show the real practices of the daily life of the school institutions and guaranteed the mediation always takes place in the daily situationspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleO papel da mediação na aprendizagem e no desenvolvimento : contribuições de Vigotski para a educaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples