Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRosa, Enaine Maciel dapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-05T19:08:20Z
dc.date.available2023-12-05T19:08:20Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85446
dc.descriptionOrientadora: Profa Dra. Elisa Maria Dalla-Bonapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudo de caso qualitativo, desenvolvido em uma escola da rede privada do município de Curitiba, Paraná. Investiga a importância da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças pequenas em uma turma de nível III da educação infantil. Analisa o referencial teórico fundamentado em pesquisadores e estudiosos do campo da literatura infantil e formação de leitores. Observa os encaminhamentos e atividades referentes a um projeto literário sobre contos de fadas, relatando as estratégias de leitura implementadas e suas potencialidades para a formação do pequeno leitor. Registra diários de campo, realiza entrevista, analisa documentos e fotografias para auxiliar na compreensão do estudo. Reflete sobre o papel do professor enquanto mediador, relatando a importância desta função na proposição de atividades, contações de histórias e leituras literárias. Constata que decorrente do contato com a literatura promovido pelo projeto literário as crianças são beneficiadas nas diferentes áreas de seu desenvolvimento, como na oralidade, na criatividade, no imaginário, no interesse pela leitura, na concentração, em suas narrativas e na resolução de conflitos internospt_BR
dc.description.abstractAbstract: Qualitative case study, developed in a private school in Curitiba, Paraná. It investigates the importance of children's literature for the development of young children in a level III kindergarten class. It analyzes the theoretical framework based on researchers and scholars from the field of children's literature and readers' formation. It observes the referrals and activities related to a literary project about fairy tales, reporting the reading strategies implemented and their potential for the formation of the small reader. Records field diaries, conducts interviews, analyzes documents and photographs to aid understanding of the study. Reflects on the role of the teacher as a mediator, reporting the importance of this function in proposing activities, storytelling and literary readings.Notes that due to the contact with literature promoted by the literary project, children benefit in different areas of its development, such as orality, creativity, imagination, interest in reading, concentration, narratives and resolution of internal conflictspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleA formação do leitor literário na primeira infância : estudo de caso numa turma de crianças entre 2 e 3 anos de idadept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples