Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorPiccolotto, Eliane Terezinhapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-05T19:07:26Z
dc.date.available2023-12-05T19:07:26Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85445
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Tania Stoltzpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Merleau-Ponty foi um dos filósofos que assumiram a fenomenologia como referência em seus estudos, contribuindo na ampliação do pensamento fenomenológico, objetivado na construção de um pensar sobre o corpo vivido. O presente estudo se constitui em uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de investigar acerca da apropriação da fenomenologia na área da Educação relacionada a este autor, bem como, identificar os trabalhos que estão sendo tratados e qual sua relevância no momento atual. Foram realizadas buscas de artigos nos portais Web of Science, SciElo, Scopus, PsyINFO e Portal CAPES, no período de 2014 a 2019, nos idiomas: português, inglês e espanhol, centrando nos estudos de Fenomenologia na Educação, enfocando o autor Merleau-Ponty. Foram analisados 20 artigos publicados, constatando-se um número significativo de pesquisas empíricas. As pesquisas qualitativas são necessárias para amplificar a compreensão metodológica e a fenomenologia consegue ampliar o que o pesquisador está forjando com o sujeito a ser pesquisado, pois, ambos acabam vivenciando o fenômeno que está sendo estudado, e a partir desta experimentação compartilhada, temos uma maior compreensão do que está acontecendo. Todavia, ela serve como um instrumento na descrição e análise dos fenômenos da Educação cria evidências na base que está sendo estudada no momento exato, o qual possibilita a capacidade de compreender os resultados. E, de acordo com as pesquisas analisadas neste trabalho, verificou-se que a filosofia de Merleau-Ponty foi relevante para um melhor entendimento dos relatos dos sujeitos que participavam dos estudos, contribuindo em uma concepção reflexionada sobre o tema que estava sendo pesquisadopt_BR
dc.description.abstractAbstract: Merleau-Ponty was one of the philosophers who took phenomenology as a reference in their studies, contributing to the expansion of phenomenological thinking, aimed at building a thinking about the lived body. The present study is a systematic literature review, aiming at to investigate about the appropriation of phenomenology in the field of Education related to this author, as well as to identifythe types of works that are being treated and their relevance at the present time. Articles were searched through the Web of Science, SciElo, Scopus, PsyINFO andPortal CAPES portals, from 2014 to 2019, in the languages: Portuguese, English and Spanish, focusing on the studies of Phenomenology in Education, focusing on the author Merleau-Ponty 20 articles published were analyzed, finding a significant number of empirical researches. Qualitative research is necessary to amplify themethodological understanding and phenomenology can expand what the researcheris forging with the subject to be researched, because both end up experiencing the phenomenon that is being studied, and from this shared experimentation, we have a greater understanding of what is happening. However, it serves as an instrument in the description and analysis of the phenomena Education phenomena, creates evidence on the basis that it is being studied at the exact moment, which enables the ability to understand the results. And according to the research analyzed in this paper, it was found that Merleau-Ponty's philosophy was relevant for a better understanding of the reports of the subjects who participated in the studies, contributing to a reflective conception of the theme that was being researchedpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMerleau-Ponty, Maurice, 1908-1961pt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleA fenomenologia de Merleau-Ponty na educação : revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples