dc.contributor.advisor | Stoltz, Tania, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Piccolotto, Eliane Terezinha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T19:07:26Z | |
dc.date.available | 2023-12-05T19:07:26Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85445 | |
dc.description | Orientadora: Prof.a Dr.a Tania Stoltz | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Merleau-Ponty foi um dos filósofos que assumiram a fenomenologia como referência em seus estudos, contribuindo na ampliação do pensamento fenomenológico, objetivado na construção de um pensar sobre o corpo vivido. O presente estudo se constitui em uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de investigar acerca da apropriação da fenomenologia na área da Educação relacionada a este autor, bem como, identificar os trabalhos que estão sendo tratados e qual sua relevância no momento atual. Foram realizadas buscas de artigos nos portais Web of Science, SciElo, Scopus, PsyINFO e Portal CAPES, no período de 2014 a 2019, nos idiomas: português, inglês e espanhol, centrando nos estudos de Fenomenologia na Educação, enfocando o autor Merleau-Ponty. Foram analisados 20 artigos publicados, constatando-se um número significativo de pesquisas empíricas. As pesquisas qualitativas são necessárias para amplificar a compreensão metodológica e a fenomenologia consegue ampliar o que o pesquisador está forjando com o sujeito a ser pesquisado, pois, ambos acabam vivenciando o fenômeno que está sendo estudado, e a partir desta experimentação compartilhada, temos uma maior compreensão do que está acontecendo. Todavia, ela serve como um instrumento na descrição e análise dos fenômenos da Educação cria evidências na base que está sendo estudada no momento exato, o qual possibilita a capacidade de compreender os resultados. E, de acordo com as pesquisas analisadas neste trabalho, verificou-se que a filosofia de Merleau-Ponty foi relevante para um melhor entendimento dos relatos dos sujeitos que participavam dos estudos, contribuindo em uma concepção reflexionada sobre o tema que estava sendo pesquisado | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Merleau-Ponty was one of the philosophers who took phenomenology as a reference in their studies, contributing to the expansion of phenomenological thinking, aimed at building a thinking about the lived body. The present study is a systematic literature review, aiming at to investigate about the appropriation of phenomenology in the field of Education related to this author, as well as to identifythe types of works that are being treated and their relevance at the present time. Articles were searched through the Web of Science, SciElo, Scopus, PsyINFO andPortal CAPES portals, from 2014 to 2019, in the languages: Portuguese, English and Spanish, focusing on the studies of Phenomenology in Education, focusing on the author Merleau-Ponty 20 articles published were analyzed, finding a significant number of empirical researches. Qualitative research is necessary to amplify themethodological understanding and phenomenology can expand what the researcheris forging with the subject to be researched, because both end up experiencing the phenomenon that is being studied, and from this shared experimentation, we have a greater understanding of what is happening. However, it serves as an instrument in the description and analysis of the phenomena Education phenomena, creates evidence on the basis that it is being studied at the exact moment, which enables the ability to understand the results. And according to the research analyzed in this paper, it was found that Merleau-Ponty's philosophy was relevant for a better understanding of the reports of the subjects who participated in the studies, contributing to a reflective conception of the theme that was being researched | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Merleau-Ponty, Maurice, 1908-1961 | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.title | A fenomenologia de Merleau-Ponty na educação : revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |