Evasão escolar e educação de jovens e adultos : uma revisão bibiográfica em teses e dissertações
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Prado, Andréia Cristine Pereira do
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo por meio de um estudo documental, baseado em teses e dissertações acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da evasão escolar desses estudantes, descrever e analisar, nas pesquisas realizadas, as metodologias empregadas e características dos alunos, as concepções e significados que os alunos atribuíram à EJA e à escola, os motivos apontados como responsáveis pela interrupção ou não escolarização no tempo considerado apropriado, e os motivos que levaram os alunos a procurarem a EJA. Para isto fizemos uma pesquisa bibliográfica, por meio de levantamento bibliográfico no banco de teses e dissertações de quatro universidades públicas da região sudeste do Brasil, escolhendo-se uma em cada estado. A organização e sistematização inicial permitiu identificar que os trabalhos de pesquisa, nas teses e dissertações, em sua grande maioria caracterizaram-se por uma metodologia qualitativa, em que descreviam o aluno da EJA como participante das classes sociais menos favorecidas e com particularidades específicas de jovens e adultos que estudam. Os resultados principais indicaram como principal motivo para a evasão ou nãoinclusão escolar a necessidade de ingresso no mercado de trabalho, à época dosestudos regulares no tempo esperado para a escolarização. Quanto à procura pelacontinuação da escolarização,no período da EJA, asteses e dissertações mostramque se por razões ligadas à uma busca de ascensão, seja ela pessoal ou profissional, que supostamente seria possível e alcançada pelo mercado de trabalho facilitado pelo fato de terem estudos. Apesar de terem sido identificados vários casos em que o estudante da EJA desiste, abandona ou interrompe seu curso de EJA, verificou-se que faltam pesquisas que relacionem diretamente a EJA e a evasão escolar, considerando-se que estudos neste âmbito são de extrema importância para a discussão e encontro de alternativas concretas relativas ao direito de acesso à escolarização que todas as pessoas fazem jus Abstract: The aims of this study are to describe and to analyze the conceptions and meanings that students attributed to their youth and adult education process and the school where it happened, to identify the reasons given for having interrupted or not schooled in the time considered appropriate, to identify and describe which reasons led students to seek youth and adult education. In order to do so, the method used was the documentary research based on PhD theses and Master dissertations about youth and adult education and school dropout, describing its methods and identifying the subject students’ characteristics. Therefore we made a bibliographic survey in four public universities repositories of the southeast region of Brazil, one in each state. The first outcomes revealed that most of the studies used qualitative methods and described the subjects’ students as being part of the low-income social class and with specific particularities. The main results indicate that the leading reason for dropping out of school or not being schooled in the time considered appropriate were the need to enter the job market. In addition to that, the reasons for pursuit continuing schooling – on the studies aforementioned – are due to the pursuit of professional or personal rise, which supposedly would be possible to achieve through the areas ofthe job market for the schooled. There were identified cases where the students also give up, leave or interrupt youth and adult education process, the conclusion points out to the lack of researches that directly relate youth and adult education and school dropout, even though they would be considered of extreme importance for the academic discussion and the search for concrete alternatives to the fulfillment of the universal right to schooling
Collections
- Pedagogia [423]