Participação dos bebês e das crianças bem pequenas no contexto de uma creche pública em Curitiba
Resumo
Resumo: A presente pesquisa aborda o tema da participação infantil a partir dos estudos danova sociologia da infância, que considera a criança enquanto ator social e a infânciaenquanto construção social e categoria geracional, a fim de identificar de que modose dá a participação das crianças na creche. O trabalho recorre à conceituação daparticipação a partir de autores como Bordenave (1994), Fernandes (2005), Trevisan(2014) e Tomás (2007), compreendendo a participação infantil como um direito e umprocesso que leva em consideração a acolhida dos interesses, das particularidades eda ação das crianças. Considerando a etnografia como metodologia útil para o estudoda infância (JAMES; PROUT, apud COUTINHO, 2010), foi realizada uma investigaçãode aproximação etnográfica em um Centro Municipal de Educação Infantil localizadono bairro Abranches, em Curitiba. A partir de um levantamento na plataforma SciELOe no Banco de Teses e Dissertações da Capes, onde foi encontrado um pequenonúmero de trabalhos acerca da participação infantil realizados com bebês e criançasbem pequenas, optou-se por realizar a investigação com um grupo de crianças entre1 ano e 3 meses a 2 anos e 3 meses de idade no início da pesquisa (novembro de2018). Também foi realizada um grupo focal com três professoras da instituição, a fimde compreender o que os adultos entendem por participação infantil. A pesquisa decampo foi realizada por meio da observação participante, com uso do caderno decampo, em dois momentos e com duração de cinco meses, com início em novembrode 2018 e uma pausa em dezembro do mesmo ano, e com retorno em abril de 2019sendo finalizada em junho de 2019. As análises dos dados indicam que as relaçõesna creche são marcadas por constrangimentos estruturais que impactam tanto nacompreensão das professoras acerca da participação infantil, quanto na própriaparticipação das crianças. Foi possível identificar também situações tanto em que ascrianças reivindicam o direito à participação quanto momentos em que os adultosacolhem a participação desses sujeitos, indicando que o contexto da creche émarcado também por paradoxos e rupturas
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- Pedagogia [455]