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dc.contributor.advisorBaldan, Luciola Thais, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorKaiser, Monica Andressa Heinpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T18:20:16Z
dc.date.available2023-12-01T18:20:16Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85387
dc.descriptionOrientador: Lucíola Thais Baldanpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina,Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Uma das principais barreiras para o ensino inclusivo é a falta de alternativas didáticas que auxiliem os profissionais da educação nesta tarefa. Levando em consideração essa premissa, o objetivo geral deste trabalho, é apresentar aos professores, alternativas didáticas para trabalhar conteúdos de ciências e biologia com alunos com TEA. A pesquisa foi realizada através de um levantamento de dados que foi feito inicialmente pela Plataforma CAPES, realizando pesquisa de artigos publicados nos últimos 10 anos por meio de pesquisa com palavras chaves, que foram: "ciências E TEA", "biologia E TEA", "ciências e biologia E TEA"; "ciências E autismo", "Biologia E autismo", "ciências e biologia E autismo" e as mesmas palavras em inglês e em espanhol. Complementando a busca, foi realizada uma pesquisa em 42 periódicos digitais de educação. Nesta pesquisa foram encontrados 11 artigos, onde todos trabalham com atividades didáticas no ensino de ciências e biologia, sendo quatro estudos de caso, quatro oficinas didáticas e três propostas de atividades. No trabalho são apresentadas diferentes sugestões para cada artigo, em que o professor poderá adaptar para seus alunos. As sugestões são várias, entre ideias de adaptação da atividade em si, ou dicas para complementar as atividades com jogos online, Realidade Aumentada, sugestões de aplicativos e sites. Durante as pesquisas e leituras realizadas ao decorrer deste trabalho, foi possível concluir que cada aluno TEA possui suas singularidades e que essas devem ser levadas em conta no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectCienciaspt_BR
dc.titleMateriais didáticos alternativos para o ensino de ciências da natureza para estudantes com autismopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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