Materiais didáticos alternativos para o ensino de ciências da natureza para estudantes com autismo
Resumo
Resumo : Uma das principais barreiras para o ensino inclusivo é a falta de alternativas didáticas que auxiliem os profissionais da educação nesta tarefa. Levando em consideração essa premissa, o objetivo geral deste trabalho, é apresentar aos professores, alternativas didáticas para trabalhar conteúdos de ciências e biologia com alunos com TEA. A pesquisa foi realizada através de um levantamento de dados que foi feito inicialmente pela Plataforma CAPES, realizando pesquisa de artigos publicados nos últimos 10 anos por meio de pesquisa com palavras chaves, que foram: "ciências E TEA", "biologia E TEA", "ciências e biologia E TEA"; "ciências E autismo", "Biologia E autismo", "ciências e biologia E autismo" e as mesmas palavras em inglês e em espanhol. Complementando a busca, foi realizada uma pesquisa em 42 periódicos digitais de educação. Nesta pesquisa foram encontrados 11 artigos, onde todos trabalham com atividades didáticas no ensino de ciências e biologia, sendo quatro estudos de caso, quatro oficinas didáticas e três propostas de atividades. No trabalho são apresentadas diferentes sugestões para cada artigo, em que o professor poderá adaptar para seus alunos. As sugestões são várias, entre ideias de adaptação da atividade em si, ou dicas para complementar as atividades com jogos online, Realidade Aumentada, sugestões de aplicativos e sites. Durante as pesquisas e leituras realizadas ao decorrer deste trabalho, foi possível concluir que cada aluno TEA possui suas singularidades e que essas devem ser levadas em conta no processo de ensino e aprendizagem.
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