Campanheiro : Sistema para coleta e processamento de participações em campanhas promocionais
Resumo
Resumo: Promoções existem em todas as cores, tamanhos e formatos para atrair as intenções de compra de tipos diferentes de consumidores. Elas dão competitividade ao mercado e possibilitam que ele esteja sempre fluindo e evoluindo. Como resultado de suas evoluções, o mercado encontrou novo abrigo em meios virtuais – com o avanço do comércio eletrônico – onde bens de consumo são negociados sem que o consumidor tenha contato direto com o vendedor, abrindo espaço para que novos tipos de promoção sejam explorados, uma vez que o consumidor não pode mais pechinchar por uma melhor condição de negócio. Alguns tipos de promoção são mais ambiciosas e oferecem benefícios que serão concedidos depois da aquisição, pois estão atreladas a uma participação e ao processamento dessa participação para que o prêmio seja garantido ao consumidor. Esse tipo de promoção – sendo chamada de "pós-compra" – está em foco neste trabalho, que propõe um sistema que agiliza tanto o processo de registro e participação, quanto o processamento dos dados dessa participação, para que o consumidor final perceba uma melhor experiência e maior agilidade na avaliação e recebimento do prêmio de sua participação. Neste projeto, está documentado o processo de concepção e desenvolvimento de um sistema que recebe os dados de participação do consumidor e os processa de acordo com as regras definidas pelas campanhas existentes. As campanhas são configuradas no próprio sistema desenvolvido, resultando em uma avaliação automática da participação com a possibilidade de correção de dados caso violações ou inconformidades sejam detectadas. O sistema desenvolvido é um motor de processamento feito em Java e não dispõe de uma interface para o cliente – visto que cada entidade que promove uma campanha pode utilizar seu próprio estilo visual – e usa banco de dados relacional para persistência das informações relativas às campanhas e às participações. Abstract: Promotions comes in all shapes, colors and sizes to get the buying intentions from different types of consumers, they make the market competitive and allow it to flow and evolve. As a result of the market’s evolution, it found new home in virtual areas – as the e-commerce advances – where trade goods are negotiated without the direct contact between consumer and seller, creating a space so that new kinds of promotions can be explored once the consumer can’t bargain for a better deal. Some types of promotion are so ambitious that they offer a bonus after the purchase, as they are bound to a participation and the processing of this participation so that the bonus can be awarded to the consumer. This type of promotion is in focus throughout this project – being referred as "pos-purchase" – that propose a system to make both the processes of registration and participation more agile. This project documents the conception and development process of a system that receives data from consumer participation and process these data according to rules defined by existing campaigns that are configured in the very same system. The system itself is a processing engine developed in Java that doesn’t offer a client interface – given that each entity that should promote a campaign would use their own interface and visual style – and employ a relational database to persist both campaign and participation information.
Collections
- Engenharia de software [215]