Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSpeck, Raquel Angela, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Computaçãopt_BR
dc.creatorSantos, Luciene Nascimento dospt_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T17:47:00Z
dc.date.available2023-11-28T17:47:00Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85310
dc.descriptionOrientador: Raquel Angela Speckpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Computaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo objetiva investigar as contribuições a respeito da utilização das Tecnologias Assistivas Digitais (TAD) no processo de aprendizagem e de que forma elas podem favorecer a autonomia e desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, possibilitando assim um ensino de qualidade e proporcionando um espaço escolar verdadeiramente acessível e inclusivo. Adotou-se para esta pesquisa a metodologia de revisão de literatura com abordagem qualitativa, associada à pesquisa de campo. Na revisão da literatura foram abordados os principais acontecimentos referentes à história da inclusão de pessoas necessidades educacionais especiais. Em seguida foram estudados os fatos que ocorreram ao longo da história da tecnologia assistiva. Logo após, a investigação consistiu em analisar a utilização destas na educação básica e de quais formas essas ferramentas podem auxiliar as instituições e os profissionais de ensino. A pesquisa de campo teve como amostra para a análise de dados os professores da educação básica dos municípios de Palotina e Marechal Cândido Rondon - Pr, e como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário online. a fim de compreender como (e se) utilizam os recursos que a tecnologia assistiva digital oferecem, quais os potenciais que observam e as dificuldades sentidas. A seguir, os dados obtidos foram analisados à luz da revisão da literatura. Os resultados evidenciaram que a tecnologia assistiva digital pode oferecer grande potencialidade como ferramenta pedagógica para docentes e alunos na mediação do conhecimento, transformando desse modo a educação inclusiva. Contudo para que isso ocorra isso é necessário que haja um planejamento para implementação e utilização destas tecnologiaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEquipamentos de autoajuda para pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectComputaçao - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleTecnologia assistiva digital no contexto da educação básica : desenvolvendo a autonomia e acessibilidade no processo de inclusãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples