Tecnologia assistiva digital no contexto da educação básica : desenvolvendo a autonomia e acessibilidade no processo de inclusão
Resumo
Resumo : O presente estudo objetiva investigar as contribuições a respeito da utilização das Tecnologias Assistivas Digitais (TAD) no processo de aprendizagem e de que forma elas podem favorecer a autonomia e desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, possibilitando assim um ensino de qualidade e proporcionando um espaço escolar verdadeiramente acessível e inclusivo. Adotou-se para esta pesquisa a metodologia de revisão de literatura com abordagem qualitativa, associada à pesquisa de campo. Na revisão da literatura foram abordados os principais acontecimentos referentes à história da inclusão de pessoas necessidades educacionais especiais. Em seguida foram estudados os fatos que ocorreram ao longo da história da tecnologia assistiva. Logo após, a investigação consistiu em analisar a utilização destas na educação básica e de quais formas essas ferramentas podem auxiliar as instituições e os profissionais de ensino. A pesquisa de campo teve como amostra para a análise de dados os professores da educação básica dos municípios de Palotina e Marechal Cândido Rondon - Pr, e como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário online. a fim de compreender como (e se) utilizam os recursos que a tecnologia assistiva digital oferecem, quais os potenciais que observam e as dificuldades sentidas. A seguir, os dados obtidos foram analisados à luz da revisão da literatura. Os resultados evidenciaram que a tecnologia assistiva digital pode oferecer grande potencialidade como ferramenta pedagógica para docentes e alunos na mediação do conhecimento, transformando desse modo a educação inclusiva. Contudo para que isso ocorra isso é necessário que haja um planejamento para implementação e utilização destas tecnologias