Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLisbôa, Eliana Santana, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Computaçãopt_BR
dc.creatorRomani, Edgar Henriquept_BR
dc.date.accessioned2023-11-27T18:49:03Z
dc.date.available2023-11-27T18:49:03Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85273
dc.descriptionOrientador: Eliana Santana Lisbôapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Computaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A avaliação é parte importante no processo de ensino e aprendizagem, pois permite aos alunos identificarem seu nível de conhecimento e ao professor refletir sobre o processo de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho tem como finalidade identificar se a adoção da metodologia ativa, mais especificamente a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), pode ser considerada como uma estratégia viável para melhorar a aprendizagem dos alunos e, também, uma ferramenta de apoio, ao professor, no processo de avaliação formativa de seus alunos. Como aporte teórico, o estudo tem início com a abordagem do conceito de aprendizagem significativa, buscando compreender os mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem. Em seguida, é apresentada a temática da avaliação no processo educativo, por meio de uma breve reflexão. Completam a revisão de literatura, uma abordagem ao conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos, com enfoque aos componentes essenciais para construção e desenvolvimento de um projeto e, por fim, a relação entre a ABP e a avaliação formativa. Em termos metodológicos, o estudo é qualitativo,- um estudo de caso de natureza exploratória, que visa analisar a aplicação da ABP em contexto educacional, a qual foi aplicada com a turma da disciplina de Programação Orientada a Objetos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina.Os instrumentos utilizados foram o survey tipo questionário aplicado com os alunos e uma entrevista estruturada com o professor da disciplina Programação Orientada a Objetos. Os resultados demonstram que a Aprendizagem Baseada em Projetos pode ser uma alternativa viável para melhorar a apreensão do conteúdo por parte dos alunos, desenvolver competências de ordem superior além de ser eficaz para o professor no que diz respeito à avaliação processual dos alunos. Contudo, sendo este um estudo preliminar, de natureza exploratória conforme supracitado, é necessário o desenvolvimento de mais pesquisas, visando assim uma análise mais profunda acerca da temáticapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação - Metodologiapt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em projetos : um estudo exploratório na disciplina programação orientada a objetos do curso de Licenciatura em Computação- UFPR- Setor Palotinapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples