• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aprendizagem baseada em projetos : um estudo exploratório na disciplina programação orientada a objetos do curso de Licenciatura em Computação- UFPR- Setor Palotina

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-EDGAR HENRIQUE ROMANI.pdf (640.0Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Romani, Edgar Henrique
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A avaliação é parte importante no processo de ensino e aprendizagem, pois permite aos alunos identificarem seu nível de conhecimento e ao professor refletir sobre o processo de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho tem como finalidade identificar se a adoção da metodologia ativa, mais especificamente a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), pode ser considerada como uma estratégia viável para melhorar a aprendizagem dos alunos e, também, uma ferramenta de apoio, ao professor, no processo de avaliação formativa de seus alunos. Como aporte teórico, o estudo tem início com a abordagem do conceito de aprendizagem significativa, buscando compreender os mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem. Em seguida, é apresentada a temática da avaliação no processo educativo, por meio de uma breve reflexão. Completam a revisão de literatura, uma abordagem ao conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos, com enfoque aos componentes essenciais para construção e desenvolvimento de um projeto e, por fim, a relação entre a ABP e a avaliação formativa. Em termos metodológicos, o estudo é qualitativo,- um estudo de caso de natureza exploratória, que visa analisar a aplicação da ABP em contexto educacional, a qual foi aplicada com a turma da disciplina de Programação Orientada a Objetos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina.Os instrumentos utilizados foram o survey tipo questionário aplicado com os alunos e uma entrevista estruturada com o professor da disciplina Programação Orientada a Objetos. Os resultados demonstram que a Aprendizagem Baseada em Projetos pode ser uma alternativa viável para melhorar a apreensão do conteúdo por parte dos alunos, desenvolver competências de ordem superior além de ser eficaz para o professor no que diz respeito à avaliação processual dos alunos. Contudo, sendo este um estudo preliminar, de natureza exploratória conforme supracitado, é necessário o desenvolvimento de mais pesquisas, visando assim uma análise mais profunda acerca da temática
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85273
    Collections
    • Computação (Palotina) [7]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV