A percepção de professores sobre o bullying escolar : uma revisão sistemática de literatura
Resumo
Resumo: A presente revisão sistemática de literatura refere-se à obtenção deinformações acerca da percepção de professores sobre o bullying escolar, bemcomo os instrumentos utilizados para tal. Como metodologia, seguiu-se asrecomendações do protocolo Prisma para a realização da busca de artigos nasbases de dados: Periódicos CAPES, SCOPUS e Redalyc. E, para amparar osobjetivos, foram definidos descritores e critérios de exclusão e inclusão, quepretendiam auxiliar no alcance de uma busca mais refinada. Dentre eles estãoartigos dos últimos cinco anos, com enfoque na área da Educação e/ou Psicologia eque se delimitam na visão estritamente dos professores. Após análise dosresultados obtidos, foram selecionados 51 estudos para a realização da leituracompleta dos textos. Destes, 32 artigos atendiam às expectativas e objetivos, sendoescolhidos para compor os resultados do presente trabalho. Os resultadosevidenciaram que os professores presenciam situações de bullying na escola, masque necessitam de subsídios para que possam identificá-lo, contê-lo e preveni-lo demaneira mais efetiva, já que se trata de um fenômeno complexo, com característicaspróprias e que pode ser lidado de diferentes maneiras. Concluiu-se que sãonecessárias políticas públicas que promovam formações iniciais e continuadas, eque possibilitem um trabalho conjunto entre as instâncias que o engendram Abstract: This systematic literature review refers to obtaining information on teachers'perception of school bullying, as well as the instruments used for this purpose. As amethodology, we followed the recommendations of the Prisma protocol to carry outthe search for articles in the databases: CAPES, SCOPUS and Redalyc journals.And, to support the objectives, descriptors and exclusion and inclusion criteria weredefined, which were intended to help achieve a more refined search. Among themare articles from the last five years, focusing on the area of Education and/orPsychology, which are strictly delimited in the view of teachers. After analyzing theresults obtained, 51 studies were selected to complete the reading of the texts. Ofthese, 32 articles met the expectations and objectives, being chosen to compose theresults of the present work. The results showed that teachers witness bullyinghypotheses at school, but that they provide subsidies so that they can identify it,contain it and prevent it more effectively, since it is a complex phenomenon, with itsown characteristics and that it can be handled in different ways. It was concludedthat public policies are made, which promote initial and continued training, and whichenable a joint work between the creations that engender it
Collections
- Pedagogia [551]