Jogo simbólico como forma de representação sociocultural : relatos de experiência na educação infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba-PR
Resumo
Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema de pesquisa o jogo simbólico como forma de representação sociocultural. Como objetivo geral busca compreender o simbolismo presente nos brincares, associando-o a questões socioculturais. Do ponto de vista metodológico, além da revisão de literatura sobre a temática, faz uso do diário de campo enquanto fonte de pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa. Para tanto, são referenciados os princípios da educação infantil e do direito de brincar por meio da análise das disposições contidas nos aparatos legais e curriculares norteadores da educação nacional; conceitualiza o jogo simbólico e a sua importância para a formação e desenvolvimento das crianças, apoiado nas contribuições de diferentes referenciais teóricos; por fim, busca relacionar o jogo simbólico a aspectos socioculturais, de uma realidade de vulnerabilidade social, à luz dos relatos de experiência registrados no diário de campo construído durante o estágio em docência na Educação Infantil, realizado ao longo do ano de 2019, disciplina do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os resultados apresentados no trabalho somam-se às pesquisas realizadas na área, bem como podem contribuir para novas reflexões e análises Abstract : This monograph as its research theme the symbolic play as a form of sociocultural representation. As a general objective, it seeks to understand the symbolism present in play, associating it with sociocultural issues. From a methodological point of view, in addition to the literature review on the subject, it uses the field diary as a source of research, from a qualitative approach. In order to do so, the principles of early childhood education and the right to play are referenced through the analysis of the provisions contained in curricular and law instruments, which guide the national education; conceptualizes symbolic play and its importance for the formation and development of children, based on contribution of different theoretical frames: and finally, it seeks to relate the symbolic game to sociocultural aspects, in a reality of social vulnerability, in the light of the experience reports registered in the field diary during the teaching internship within the Early Childhood Education, carried out in the year of 2019, a subject in the Pedagogy course of the Universidade Federal do Paraná (UFPR). The results presented in the paper add to the research carried out in the area, as well as can contribute to new reflections and analyses
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