Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSagatio, Sandra Guimarãespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorPadilha, Kauanne Scarpinpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-27T13:58:49Z
dc.date.available2023-11-27T13:58:49Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85238
dc.descriptionOrientadora:Dr.ª.Prof.ª.Sandra Guimarães Sagatiopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho monográfico tem como finalidade refletir as práticas pedagógicas no ambiente hospitalar. A investigação se deu por meio de levantamento bibliográfico, para entender como essas práticas educativas podem contribuir no processo de hospitalização de uma criança e/ou adolescente hospitalizado. A metodologia utlizada foi a pesquisa qualitativa e contou com dois tipos de instrumentos para coletar os dados: análise bibliográfica e questionário. Este último foi aplicado com duas pedagogas que atuam no atendimento educacional hospitalar na cidade de Curitiba (PR). Contextualizou um pouco a história da Pedagogia Hospitalar desde seus primeiros atendimentos até os dias atuais. Com os levantamentos bibliográficos e as respostas do questionário, consideramos que a pedagogia em ambientes clínicos pode contribuir no processo ensino-aprendizagem, além de contribuir no processo de hospitalização do estudante. A pesquisa suscitou reflexões sobre a atuação do/a pedagogo/a neste espaço em que a proposta é diferente da tradicional em sala de aula. Possibilitou a identificação de possíveis caminhos a serem trilhados e outros que precisam ser discutidospt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper presents a monographic study that aims to reflect pedagogical practices in the hospital environment. The investigation occurred through a bibliographic survey in order to understand how those educational practices can contribute to the process of children or teenagers’ hospitalization. The methodology was qualitative research and two types of tools were used to get the results: bibliographic analysis and questionnaire. The last one was utilized with two pedagogues who work at hospital education service in Curitiba, Brazil. It was contextualized as a brief history of Hospital Pedagogy since its first services until nowadays. According to the bibliography data survey and the answers of the questionnaire, we consider pedagogy in clinical environments can contribute to the process of teaching-learning, besides contributing to the student’s hospitalization process. The research developed reflections about the pedagogue in this specific environment where the educational proposal is different from the traditional one. It possibilitated the identification of possible ways to be discussed and studiedpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPacientes - Educaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectHospitaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAs contribuições das práticas pedagógicas em ambientes hospitalarespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples